Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes

Pago pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o Bolsa Família realiza mensalmente a liberação de, no mínimo, R$ 600 para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica no Brasil. Neste mês, alguns dos beneficiários precisam atualizar o cadastro para garantir o valor.

Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes
Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes. (Imagem: FDR)

Esse processo de atualização está sendo realizado desde março por meio da checagem dos dados informados durante a realização do Cadastro Único (CadÚnico). Para tal, as famílias têm recebido visitas de agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quem receberá a visita do Bolsa Família?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, serão visitadas as famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que são suspeitas de cometer fraude no momento da inscrição. Por isso, é preciso que o beneficiário fique atento para conferir se as informações prestadas condizem com a realidade de sua família.

O objetivo do Governo Federal é manter os dados atualizados para garantir que as famílias que realmente precisam do benefício de transferência de renda estejam recebendo os pagamentos mensais.

Além disso, a atualização do cadastro pode, inclusive, detectar novas necessidades dos beneficiários que podem acabar sendo incluídos em outros programas do Governo Federal, tendo em vista que o CadÚnico é a base de informações unificada utilizada para essa seleção.

Esse processo pode ser realizado de forma voluntária pelo beneficiário. Para tal, ele deverá comparecer até o CRAS mais próximo de sua residência e efetuar essa atualização.

A apresentação dos novos dados pode ser realizada apenas pelo titular do benefício, que precisa comparecer com um documento com foto. Além disso, ele deverá levar o CPF dos demais integrantes da família que fazem parte do benefício.

Com esse processo, ele garante que o recebimento do Bolsa Família não seja suspenso. Para este mês de outubro o novo calendário já foi divulgado. Confira:

  • NIS de final 1: dia 18 de outubro
  • NIS de final 2: dia 19 de outubro
  • NIS de final 3: dia 20 de outubro
  • NIS de final 4: dia 23 de outubro
  • NIS de final 5: dia 24 de outubro
  • NIS de final 6: dia 25 de outubro
  • NIS de final 7: dia 26 de outubro
  • NIS de final 8: dia 27 de outubro
  • NIS de final 9: dia 30 de outubro
  • NIS de final 0: dia 31 de outubro

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.