FGTS Digital libera pagamento via pix para estes trabalhadores; Entenda como funciona

Desenvolvido pelo Governo Federal, o sistema do FGTS Digital está disponível em breve para todos os brasileiros. A novidade permanece em fase de testes e tem lançamento previsto para o início de 2024. Uma das novas funções criada permitirá o saque via Pix.

FGTS Digital libera pagamento via pix para estes trabalhadores; Entenda como funciona
FGTS Digital libera pagamento via pix para estes trabalhadores; Entenda como funciona

Atualmente, o pagamento é realizado de forma exclusiva pela Caixa Econômica Federal. Assim, o trabalhador precisa até uma agência do banco para solicitar o saque. Com o FGTS Digital, o pedido poderá ser feito online e o pagamento efetuado via Pix.

Quais as mudanças do FGTS Digital

O novo sistema terá diversas funções que permitirão que o trabalhador consulte seu saldo online e confira a regularidade dos depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Para os empregadores, o sistema também promete trazer uma série de simplificações nos processos.

Confira as principais novidades

  • Data de vencimento – Novo prazo de recolhimento do FGTS vencerá no vigésimo dia seguinte ao mês de competência.
  • Recolhimento via Pix – Empregadores terão acesso a um QR Code que possibilitará o pagamento instantâneo do FGTS do trabalhador.
  • E-social – O E-social passará a ser a principal fonte de dados. Dessa forma, as informações presentes no sistema serão utilizadas para calcular o FGTS do trabalhador.
  • Certificado de Regularidade do FGTS – Com a digitalização completa do sistema, a troca de informações acontecerá de forma quase instantânea. Assim, o não cumprimento das regras deverá afetar a emissão do certificado.

Apesar de ainda estar em fase de testes, o FGTS Digital já está disponível para todas as empresas do país. De acordo com o Governo Federal, o objetivo é que as organizações se adaptem ao sistema enquanto ele é facultativo. No entanto, em 2024, o FGTS Digital terá o uso obrigatório em todo o país.

Confira mais informações sobre como acessar o FGTS Digital neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.