Retificação do Imposto de Renda: entenda como fazer e quais os prazos

Pontos-chave
  • Contribuinte com pendências deve fazer a retificação do imposto;
  • Não há prazo final para este procedimento;
  • Quem não fizer terá que lidar com as consequências.

Alguns contribuintes sequer conhecem a oportunidade que têm de enviar a retificação do Imposto de Renda. Esta alternativa é dada quando a declaração é entregue com erros, e fica presa na malha fina da Receita Federal. A única forma de conseguir a liberação é enviando uma declaração retificadora.

Retificação do Imposto de Renda: entenda como fazer e quais os prazos
Retificação do Imposto de Renda: entenda como fazer e quais os prazos (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta semana a Receita Federal começou a enviar 400 mil correspondências para contribuintes que estão com declarações presas na malha fina. São pessoas que mesmo tendo enviado o documento dentro do prazo, apresentaram erros. Diante disso, elas são convidadas a fazer a retificação do Imposto de Renda. 

Várias situações explicam o fato do contribuinte ter caído na malha fina, e ele pode consultar exatamente o que aconteceu. Existem dois tipos de malha:

Para descobrir exatamente do que se trata e dar início ao processo de correção, fazendo a retificação do Imposto de Renda, será preciso consultar a situação atual. Somente assim o contribuinte vai conseguir dar início as suas responsabilidades.

Como consultar a situação do Imposto de Renda?

Para consultar se há pendências no seu CPF e que precisarão ser corrigidas com a retificação do Imposto de Renda, o contribuinte deve fazer a consulta online. A própria Receita Federal orienta que este processo aconteça por meio da verificação do extrato de pendências. 

Este processo vai acontecer por meio do acesso ao e-CAC da Receita Federal, com login via Gov.br, usando o certificado digital, ou com CPF e código de acesso. Funciona assim:

No processo de correção mais simples, o cidadão consegue fazer a retificação do Imposto de Renda, pagar uma multa, e voltar para a fila da restituição de pagamentos retroativos. Mas, se for convocado pela Receita Federal esta opção fica indisponível. 

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NÃO FOI PAGA PARA ESSAS PESSOAS E MOTIVO IMPRESSIONA

Como fazer a retificação do Imposto de Renda

A retificação do Imposto de Renda pode ser feita no mesmo canal que o contribuinte usou para enviar o documento pela primeira vez. Ou seja, no programa gerador do imposto, no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no site da Receita Federal.

Veja como funciona usando a versão web, o site oficial:

Para apresentar uma defesa documentada em caso de convocação da Receita Federal, basta acessar o e-Defesa e anexar tudo o que for solicitado pelo portal.

Consequências de não retificar o Imposto de Renda

Quem caiu na malha fina e está com pendências junto a Receita Federal precisa regularizar sua situação. Caso contrário, ficará com débitos em aberto e terá que lidar com todas as consequências deste bloqueio. O envio da retificação do Imposto de Renda ainda é o processo mais simples e que envia penalidades mais duras.

São usadas como penalidades ao contribuinte:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile