Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?

Nesta semana, diversos trabalhadores passaram a receber ligações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A chamada realizada pelo órgão federal é uma convocação para que o segurado consiga adiantar a realização de sua perícia médica. No entanto, diversas dúvidas surgem entre os beneficiários que questionam se a ligação é realmente do INSS.

Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?
Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?

O questionamento tem motivo, tendo em vista que diversos golpes aplicados pelo Brasil são realizados por meio de chamadas falsas. Nas ligações, é comum que os criminosos se identifiquem como técnicos de órgãos federais ou de instituições financeiras. Por isso, é preciso ficar atento para saber se a chamada recebida é de fato do INSS.

Como identificar se a ligação é do INSS?

Para ter certeza, é preciso que o trabalhador fique atento a uma série de detalhes. Confira quais são:

Esses são os principais cuidados ao receber uma ligação do Instituto. No entanto, caso o trabalhador desconfie da chamada, é possível tirar dúvidas sobre a questão entrando em contato com a Central de Atendimento do Instituto, que está disponível por meio do telefone 135.

Por meio dela, é possível falar diretamente com um atendente do Instituto. O telefone está disponível para atendimento ao público de segunda a sábado, das 7h às 22h no horário de Brasília. Outra opção é o uso do aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS, onde também é possível realizar consultas referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile