Minha Casa Minha Vida ainda melhor? Governo revela NOVIDADE sobre o programa

Uma novidade anunciada nesta semana pelo Governo Federal deverá aumentar a lista de vantagens oferecidas para os brasileiros por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que facilita o financiamento de casas populares para a população de baixa renda no país.

Minha Casa Minha Vida ainda melhor? Governo revela NOVIDADE sobre o programa
Minha Casa Minha Vida ainda melhor? Governo revela NOVIDADE sobre o programa. (Imagem: FDR)

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o Governo Lula deverá enviar nos próximos dias um projeto de lei para o Congresso que trará um novo benefício. A medida prevê que as casas construídas por meio do Minha Casa Minha Vida passem a contar com o fornecimento de energia renovável.

A ideia já estava sendo estudada pelo Governo Federal. Inicialmente, o projeto previa a instalação de placas solares nas residências do programa. No entanto, o governo avaliou que os painéis solares poderiam ser vendidos ou sofrer com a falta de manutenção, entraves que dificultariam a continuidade da política pública de fornecimento de energia renovável.

Durante a recriação do programa Minha Casa Minha Vida, realizada em junho deste ano, esse ponto foi novamente discutido e vetado pelo presidente Lula. Naquele momento, a medida previa que todo o excedente de energia gerado pelas residências fosse comprado pelas distribuidoras locais.

Com isso, muitos brasileiros chegaram a pensar que a questão da energia solar nas casas estava completamente descartada. No entanto, o Governo Lula vem tentando avançar na transição energética do país, estimulando a geração e consumo de energias por fontes limpas e renováveis, como é o caso da energia solar.

Como será o fornecimento de energia no Minha Casa Minha Vida?

Após uma série de debates com empresas do ramo, uma forma de contornar o problema foi encontrada. Agora, o Governo Federal encaminhou um projeto que prevê que a compra da energia utilizada nas residências aconteça por meio de empresas que produzem energia solar.

Segundo o ministro Jader Filho, o mesmo valor que seria utilizado para a compra e instalação dos painéis solares deverá ser usado para comprar a energia diretamente de fazendas que realizam essa produção e estão espalhadas em diversos locais do país.

Dessa forma, além de beneficiar os moradores, que poderão contar com o benefício do barateamento da energia, o Governo Federal também conseguirá estimular a economia local.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile