O Governo Federal realiza uma revisão no Bolsa Família e BPC tem deixado os beneficiários preocupados. Famílias com dados desatualizados serão convocadas ainda nesse mês de setembro. Saiba mais!
A notícia de uma revisão no Bolsa Família e BPC pegou as centenas de beneficiários de surpresa e gerou bastante preocupação. Segundo o
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome as melhorias do CadÚnico foram focadas na Averiguação Cadastral de Renda e da Revisão Cadastral.
Tanto pessoas que recebem o Bolsa Família, quanto algumas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ser convocadas em setembro para a atualização das informações.
A revisão cadastral é voltada às famílias que fizeram a última atualização de dados em 2018 ou 2019.
O MDS também afirmou que no processo de revisão cadastral 921.919 famílias foram excluídas por terem cadastros desatualizados.
Revisão no Bolsa Família e BPC
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), serão convocados três grupos:
- Público 2:Cadastros desatualizados há mais de cinco anos (data da última atualização em 2018) – Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Público 3: Cadastros desatualizados há quatro anos (data da última atualização em 2019) – Famílias beneficiárias do PBF, TSEE ou BPC.
- Público 4:Cadastros desatualizados há mais de quatro anos (com data da última atualização em 2019 ou anterior) – Famílias não beneficiárias de programas sociais.
As chamadas repercussões serão iniciadas ainda nesse mês de setembro e encerradas apenas no próximo ano, conforme o calendário abaixo:
- Setembro/2023:Público 2 recebe mensagem de convocação para atualização;
- Outubro/2023:Público 2 que não atualizou tem o benefício bloqueado; público 3 recebe mensagem de convocação para atualização;
- Novembro/2023:Público 2 que não atualizou tem o benefício cancelado;
- Janeiro/2024:Público 3 que não atualizou tem o benefício bloqueado;
- Fevereiro/2024:Público 3 que não atualizou tem o benefício cancelado;
- A partir de junho/2024:começam a ser feitas as exclusões lógicas dos cadastros não atualizados.
É importante ficar atento a convocação do MDS para garantir a continuidade do benefício.