O Vale-Gás é um benefício oferecido pelo Governo Federal para as famílias de baixa renda e tem o objetivo de diminuir os impactos do gás de cozinha no orçamento dos brasileiros. A consulta ao benefício pode ser feita direto da sua casa; veja como.
O benefício Vale-Gás foi criado em 2021, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas, foi nesse ano que ele foi inserido no Bolsa Família, que foi recriado em março pelo Presidente Lula. Esse é um dos benefícios mais importantes para a população brasileira, afinal, o gás de cozinha representa uma grande fatia do orçamento dos brasileiros.
O benefício é voltado às famílias inscritas no Cadastro Único; e que possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. Vale lembrar que ele pode ser acumulado juntamente com outros benefícios, como o Bolsa Família.
Nem todos os inscritos no Bolsa Família receberão o benefício, segundo o Governo Federal, ele é oferecido seguindo a ordem abaixo:
- Pessoas cujo registro do CadÚnico tenha sido atualizado nos vinte e quatro meses anteriores;
- Com menor renda per capita;
- Com maior quantidade de membros na família;
- Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
- Com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Como consultar o Vale-Gás
As famílias beneficiadas recebem o Vale-Gás a cada dois meses, no último pagamento os beneficiários receberam o valor de R$ 112. O último pagamento foi feito em agosto e o próximo está previsto para o mês de outubro.
Existem algumas formas de você consultar o benefício, confira:
- App Bolsa Família: Basta entrar no aplicativo e clicar em “Benefícios” ou em “Ver Parcelas”.
- Caixa Tem: Depois de fazer o login, vá em “Extrato” e depois em “AUX GÁS”
- CadÚnico: Basta acessar o site oficial do brou baixar o APP Cadastro Único. Feito isso, você poderá fazer a consulta.
- Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania: Atendimento através do telefone 121; é necessário ter em mãos o CPF e NIS.