Prepare o bolso! Preços de produtos e serviços devem ter grande IMPACTO em breve

Apesar do nome inflação ser conhecido, muitas pessoas não entendem ela influencia na sua vida. Essa taxa é um regulador direto dos preços repassados à população. Na prática, a alta da inflação tem impacto no aumento da alimentação, eletricidade e combustíveis. E a atual previsão não é das melhores.

Prepare o bolso! Preços de produtos e serviços devem ter grande IMPACTO em breve
Prepare o bolso! Preços de produtos e serviços devem ter grande IMPACTO em breve. (Imagem: FDR)

Os especialistas do mercado financeiro mantiveram inalterada a previsão de inflação para este ano, em 4,9%. No entanto, para 2024, a projeção do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – subiu de 3,86% para 3,87%.

Ainda assim, as análises ainda antecipam uma inflação para 2023 que excede o limite máximo estabelecido como meta pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta oficial de inflação é de 4,75% ao longo deste ano. Já a projeção do mercado para a inflação de 2024 está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%.

O que acontece com o a inflação e os preços?

O aumento da inflação resulta em um decréscimo no poder de compra. Esse fenômeno ocorre devido à elevação dos preços dos produtos e serviços.

Cabe ressaltar que, quanto maior a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que recebem salários menores. Isso porque os preços dos produtos aumentam sem que o salário acompanhe esse crescimento.

Outras projeções envolvendo os preços de 2024

Já em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), as projeções do mercado para 2023 voltaram a subir, de 2,29% para 3,31%, apontando para crescimento gradual da economia. Para 2024, a mediana das expectativas de expansão do indicador manteve-se em 1,33%. Para 2025, permaneceu em 1,90% e, para 2026, a previsão é de 2%.

Em relação à taxa Selic, a mediana das estimativas se manteve em 11,75% no fim deste ano, 9,00% em 2024 e 8,50% em 2025. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,25%, conforme decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central no início do mês. Foi o primeiro corte em três anos.

A previsão para a cotação do dólar está em R$ 4,95 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,00.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!