IPCA, IGP-M, IPC-S: Conheça os principais índices de inflação do Brasil

A inflação é um assunto que anda na boca de boa parte dos brasileiros. O aumento exagerado e seguido dos preços fez o tema ficar em alta em grande parte dos ambientes. Mas você conhece os índices que medem a inflação em nosso pais e a diferença entre eles? Saiba mais sobre o IPCA, IGP-M e IPC-S.

Ambos os indicadores medem e indicam a variação de preços no Brasil:

  • IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é considerado o índice oficial de inflação no Brasil. O índice mede a variação de preços de produtos e serviços para o comprador final
  • IGP-M: Significa Índice Geral de Preços-Mercado. Ele é calculado e divulgado todos os meses pela FGV-IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) e foi criado para servir como uma medida abrangente da variação de preços, incluindo  varias etapas de uma cadeia produtiva. Sendo assim, o índice engloba não somente os preços que chegam ao consumidor, como também os do meio do processo.
  • IPC-S: Já o Índice de Preços ao Consumidor Semanal calcula a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do Brasil.o índice é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no ano de 2003.

A principal diferença entre os índices é que enquanto o IPCA leva em consideração a variação de preços de produtos e serviços para o consumidor final, o IGP-M tem como base a oscilação de preços em todos as etapas de produção.

A principal diferença entre os índices é que enquanto o IPCA leva em consideração a variação de preços de produtos e serviços para o consumidor final, o IGP-M tem como base a oscilação de preços em todos as etapas de produção.

Já o IPC-S contabiliza a evolução de preços de maneira quadrissemanal, com fechamentos sempre nos dias 7, 15, 22 e 30 de todos os mês.

O indicador mede o custo de vida de famílias com renda mensal que possuem de 1 a 33 salários mínimos, que moram em: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.