Mutirão do INSS continua neste final de semana e milhões serão beneficiados

Desde que a demanda por pedidos previdenciários passou a ultrapassar 1,7 milhões, o Ministério da Previdência Social precisou lançar métodos para diminuir esta fila. Uma das iniciativas que estão disponíveis há pelo menos dois meses é o mutirão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Neste fim de semana o evento acontece em 11 estados.

Mutirão do INSS continua neste final de semana e milhões serão beneficiados
Mutirão do INSS continua neste final de semana e milhões serão beneficiados (Imagem: FDR)

Nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), 50 peritos irão realizar 2,5 mil atendimentos presenciais no mutirão do INSS. Os atendimentos serão dedicados especificamente para a perícia médica que deve acontecer de forma agendada. A ideia é que por meio deste mutirão o tempo de espera para receber o benefício, bem como a demanda de pedidos represados, diminuam.

Durante o mutirão, serão realizadas perícias iniciais para concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e perícias para Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Neste momento, um profissional da saúde habilitado pelo INSS vai verificar se a doença justificada pelo segurado dá o direito ao afastamento do trabalho, e do recebimento de auxílio.

A presença no mutirão do INSS precisa ser agendada. De acordo com o Instituto, o agendamento pode acontecer via ligação na Central de Atendimento 135. Mas, há casos que os próprios funcionários da Previdência têm entrado em contato com os solicitantes a fim de agendar os seus atendimentos. Depende da localidade da agência e do funcionamento em cada estado.

Onde acontecerá o mutirão do INSS neste final de semana

Serão 11 estados atendidos com o mutirão do INSS entre os dias 26 e 27 de agosto. Apenas para esta ação as agências funcionarão no final de semana, o que não costuma acontecer.

De acordo com o Instituto, as localidades foram escolhidas levando em consideração, principalmente, o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica. Mas também se baseou na quantidade de peritos que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e na estrutura disponível em cada local.

Cidades que contarão com mutirão da Perícia Médica Federal:

ESTADO

MUNICÍPIO

Amazonas Manaus
Ceará Camocim
Goiás Trindade
Maranhão Pedreiras

Balsas

Minas Gerais Betim

Almenara

Pará Santarém
Paraíba Cajazeiras

Patos

Pombal

Paraná Telêmaco Borba

Ibaiti

Pernambuco Vitória de Santo Antão
Rio de Janeiro Duque de Caxias
Rio Grande do Sul Palmeira das Missões

Santo Antônio da Patrulha

Osório

No Rio de Janeiro além das perícias médicas ainda haverão avaliações sociais, nas agências de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile