O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou recentemente que a instituição continua trabalhando nas funcionalidades do Pix. Segundo ele, o sistema de transferência de recursos em tempo real poderá ser, no futuro, uma alternativa para outros formatos de pagamento.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas no Brasil. Através dele, é possível parcelar as compras e pagar por algo futuramente. Na prática, funciona como uma espécie de empréstimo, em que o banco paga para o cliente. Assim, a pessoa paga o banco por meio da fatura do cartão de crédito.
Agora, está para surgir uma nova modalidade de pagamento usando o Pix, o Pix Crédito. Sua lógica é bem parecida com o cartão de crédito e poderá ser muito usada pelos brasileiros.
Quando o pix crédito estará disponível?
Ainda não há informações detalhadas sobre como funcionará o PIX na modalidade de crédito, pois o produto ainda não foi oficialmente lançado. A ideia é autorizar os bancos a oferecerem empréstimos por meio dessa ferramenta – inclusive com parcelamento (como ocorre atualmente com o cartão de crédito).
Sobre o fim do crédito rotativo do cartão de crédito, Campos Neto afirmou que tomou um “puxão de orelha” por ter antecipado os estudos sobre o assunto. Ele não informou, porém, quem o repreendeu. Lembrou apenas que o tema é tratado em conjunto com o Ministério da Fazenda, com associações do mercado financeiro e bancos.
Saiba como funciona o Pix parcelado nos bancos tradicionais
O cliente passa por uma análise, tal qual o cartão de crédito. O banco precisa decidir se a pessoa é uma boa pagadora. Caso seja aprovado, ele pode fazer as compras parceladas.
Vale destacar que é cobrado uma taxa, que varia de acordo com alguns fatores. O primeiro deles é a instituição financeira. Além do mais, o valor das compras também influencia na taxa. Por fim, o perfil de cada cliente também pode fazer com que a taxa mude.
Para acessar a opção, é necessário fazer um Pix normalmente. Em seguida, o cliente pode escolher por ‘parcelar pix’. Caso seja aprovado, poderá parcelar as compras com a forma de pagamento. Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú disponibilizam o serviço.