Nubank anuncia MUDANÇAS no PIX que preocupam os seus correntistas

Os clientes Nubank devem se atentar às novas mudanças no PIX. A startup financeira anunciou novidades relacionadas ao sistema de pagamento instantâneo, deixando os correntistas preocupados acerca da segurança das operações. 

Nubank anuncia MUDANÇAS no PIX que preocupam os seus correntistas
Nubank anuncia MUDANÇAS no PIX que preocupam os seus correntistas. (Imagem FDR)

O Nubank é um dos bancos digitais mais populares e influentes no Brasil da atualidade. A fintech oferece uma variedade de serviços financeiros aos clientes, tal qual os pagamentos via PIX. Pelo aplicativo também é possível realizar outras operações, como solicitar linhas de crédito, fazer investimentos, entre outras modalidades.

Assim como as demais instituições financeiras, o Nubank permite que os clientes realizem pagamentos e transferências via PIX. A modalidade foi implementada pelo Banco Central no Brasil em 2020, agilizando e facilitando o modo de movimentar o dinheiro digitalmente.

No entanto, em cenários onde ocorrem equívocos, como quando um PIX é enviado por engano para a pessoa errada, o processo de recuperação dos valores é extremamente burocrático. 

Normalmente, em casos como esse, os resultados são obtidos com mais facilidade entrando em contato diretamente com a pessoa que recebeu a quantia indevidamente. Mas nem sempre este meio é garantido. 

Foi então que o Nubank decidiu tomar providências e oferecer uma inovação para os clientes que usam e abusam desse recurso. Antes de mais nada, é importante esclarecer que não existe a possibilidade de cancelar um PIX por esta ou qualquer outra instituição financeira, com exceção dos valores agendados

Nessa circunstância, o cliente pode acessar a seção de transferências e cancelar um PIX incorreto, contanto que a data da transferência ainda não tenha sido alcançada. Isso quer dizer que o dinheiro não pode ter sido enviado previamente.

Para quem efetuou o envio incorreto, é necessário confiar na integridade da pessoa que recebeu o dinheiro. Se for necessário, deve-se recorrer à justiça para reaver o valor, pois a pessoa que recebeu o dinheiro tem a obrigação de devolvê-lo.

O que é o PIX?

O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos que opera em tempo real, com a promessa de que as transferências sejam concluídas em até 10 segundos. O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo em finais de semana e feriados

Na prática, para realizar transações financeiras através deste sistema, é preciso cadastrar o que o BC chama de “chave PIX”. A entidade pré-determinou o uso de alguns dados como chave pix, como;

  • E-mail;
  • Celular;
  • CPF;
  • Chave aleatória.

É importante explicar que, no caso específico da chave aleatória, ela pode ter prazos de validade distintos. Por exemplo, ela pode ser gerada uma única vez ou cada transação nova a ser realizada, o modelo irá depender das normas de cada instituição financeira. Lembrando que também existem pagamentos via PIX mediante a leitura do QR Code

Uma das explicações para a alta adesão ao PIX consiste na facilidade de cobrança e pagamento por produtos vendidos ou serviços prestados. A agilidade nas transações financeiras, isenções de taxas e conveniência para pagamento via QR Code ou chave PIX também são vistas como vantagens nítidas deste sistema.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.