Atenção! Nome Sujo gera uma série de problemas e PREOCUPA brasileiros

Com mais de 69 milhões de pessoas inadimplentes, o Governo Federal lançou o Desenrola Brasil e o Renegocia!. Programas devem diminuir o número de pessoas com nome sujo. Até porque a inadimplência não interfere apenas no poder de compra do cidadão, entenda melhor.

Atenção! Nome Sujo gera uma série de problemas e PREOCUPA brasileiros
Atenção! Nome Sujo gera uma série de problemas e PREOCUPA brasileiros (Imagem FDR)

Em dezembro do ano passado, 69,4 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência, segundo o Serasa. Ter o nome sujo traz diversos problemas aos brasileiros, por isso os programas de renegociação do Governo Federal foram lançados com bastante expectativa.

Até porque, na grande maioria dos casos os atrasos nos pagamentos aconteceram por eventualidades.

O que acontece com quem tem o nome sujo?

A primeira coisa é a dificuldade de compra e de crédito aprovado, isso porque o nome é inserido no cadastro de inadimplentes, como o SPC e Serasa.

Inclusive, o Serasa possui um score que indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia.

Quanto mais baixo o score, mais difícil é a aprovação do crédito.

Dificuldades na compra ou aluguel de imóveis, quando a compra envolve um banco, o crédito pode ser negado, no Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é feita uma análise do comprador.

No caso do aluguel, o proprietário ou a locadora pode solicitar garantias maiores quanto ao pagamento.

JUSTIÇA PODE BLOQUEAR DINHEIRO DA CONTA DE QUEM TEM DÍVIDAS ATIVAS E BRASILEIROS FICAM SEM SAÍDA

Sim, ter o nome sujo pode te impedir de assumir uma vaga de emprego. Isso acontece geralmente em funções financeiras, um exemplo muito claro disso, é o transporte de valores. Afinal, a empresa pode entender que existe certo risco com a contratação.

Por outro lado, se a função não tiver nenhuma relação com o dinheiro de terceiros, essa restrição não pode ser aplicada.

Passaporte bloqueado, quando a dívida é cobrada judicialmente, o que geralmente acontece com valores altos, o juiz pode decidir pelo bloqueio do passaporte do inadimplente. Isso acontece quando há o risco de a pessoa fugir do país e deixar de quitar a dívida.

É importante lembrar também que o mito de que as dívidas deixam de existir em 5 anos não é verdadeiro.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei comp profissional e de certa forma como pessoa, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile