14º Salário do INSS tem NOVIDADE e brasileiros ficam ESPERANÇOSOS

De tempos em tempos volta-se a falar sobre a liberação do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A primeira versão do projeto de lei que dá origem ao pagamento do benefício foi apresentada em 2020. A expectativa é que por meio desse abono os aposentados e pensionistas possam ser beneficiados com um rendimento extra.

14º Salário do INSS tem NOVIDADE e brasileiros ficam ESPERANÇOSOS
14º Salário do INSS tem NOVIDADE e brasileiros ficam ESPERANÇOSOS (Imagem: FDR)

O PL 4367/2020 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT), com o objetivo de pagar o 14º salário do INSS referente aos anos de 2020 e 2021. Seria como um abono compensatório pela antecipação do 13º salário nos anos de maior dificuldade com a pandemia de Covid-19. O décimo terceiro foi antecipado pela primeira vez no ano de 2020, com o objetivo de aquecer a economia.

A antecipação também surgiu com a intenção de dar algum tipo de conforto financeiro para os idosos e daqueles que dependiam do INSS. Acontece que com o adiantamento, milhões de pessoas ficaram desamparadas no final do ano sem a liberação do crédito como tradicionalmente acontecia. Diante disso, surgiu o projeto de lei a fim de pagar o 14º salário para esse público.

O valor oferecido pelo 14º salário do INSS não pretende ser equivalente a um 13º salário que paga até 100% do que o aposentado recebeu no último ano. Mas, ao contrário disso, liberaria no mínimo um salário mínimo e no máximo dois salários mínimos para aqueles que têm rendimento que pode chegar até o teto. O projeto, porém, depende de aprovação para que pudesse valer.

Há chances do 14º salário do INSS ser pago?

O projeto de lei que dá origem ao 14º salário do INSS chegou até a Câmara dos Deputados, em agosto de 2020. Embora tivesse avançado entre os deputados, em junho de 2022 o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), retirou a proposta da pauta e encaminhou para análise de uma comissão especializada. Com isso, todo processo de tramitação do projeto precisou começar do zero.

Agora, existe uma série de fases que o texto precisa passar para talvez ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como a análise e aprovação dos deputados, depois o encaminhamento para o Senado Federal que também deve analisar, votar e aprovar o texto. E por fim, a sanção do presidente que pode ou não concordar com a medida.

A verba anual prevista para o INSS não prevê nenhum gasto extra para o pagamento do 14º salário. Por isso, embora haja empenho dos aposentados e pensionistas para que a liberação aconteça, as chances são muito baixas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile