Uma das principais fabricantes de carros do mundo SUSPENDE a produção no Brasil

Mesmo com medida de incentivo para a compra de automóveis, uma das principais fabricantes de carros decidiu suspender sua produção no Brasil. Desde o início desse ano, já foram realizadas mais de 10 paralizações em montadoras no país. Entenda melhor a situação!

Uma das principais fabricantes de carros do mundo SUSPENDE a produção no Brasil
Uma das principais fabricantes de carros do mundo SUSPENDE a produção no Brasil (Imagem FDR)

Na última terça-feira, 27, uma das principais fabricantes de carros do mundo decidiu suspender sua produção no Brasil. Ao todo, a Volkswagen tem três fábricas em São Paulo e no Paraná; todas terão as atividades suspensas temporariamente por causa da “estagnação do mercado”.

De janeiro ao começo desse mês de junho já foram realizadas 14 paralizações em montadoras no Brasil.

Suspensão das atividades da Volkswagen no Brasil

Em São José dos Pinhais (PR), onde p T-Cross é produzido, desde 5 de junho foi adotado um turno em layoff, onde acontece uma suspensão temporária do trabalho.

Na unidade esse modelo deve durar de 2 a 5 meses; enquanto isso, o outro turno de trabalho está parado até o próximo dia 30 de junho, em regime de banco de horas.

Já em Taubaté (SP), unidade que fabrica os modelos Polo Track e o Novo Polo, os dois turnos de trabalho estão interrompidos até a próxima sexta-feira, 30, a unidade também adorou o regime de banco de horas.

Em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, os funcionários entrarão em férias coletivas por 10 dias a partir de 10 de julho.

A montadora afirmou que “todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen”.

Comunicado Volkswagen

“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado.

A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses). O outro turno de produção estará parado de 26 a 30/6/2023, em regime de Banco de Horas.

A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos de 26 a 30/6/2023, também em regime de Banco de Horas.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, protocolou férias coletivas de dez dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir de 10/7/2023. Todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile