ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem buscado fortalecer seus laços com as mulheres. Segundo uma pesquisa feita pelo Poder Data na véspera das eleições de 2022, a maioria dos eleitores de Lula eram mulheres, pessoas pobres e os nordestinos. Não casualmente, foi sancionado nesse governo a lei que cria um novo benefício para beneficiar justamente o público feminino em vulnerabilidade.

ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício
ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira (19) foi publicada uma portaria responsável por implementar o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. Em março desse ano o presidente Lula já havia assinado o decreto que criava e regulamentava esse projeto, cujo objetivo é criar um novo benefício para que possa atender pelo menos 24 milhões de mulheres pobres.

O texto que foi apresentado traz quais os critérios para estabelecer o quantitativo de absorventes higiênicos e outros itens necessários à implementação do Programa. Isso porque, a ideia desse sistema é de que o público feminino que vive em situações de vulnerabilidade social possam receber gratuitamente o pacote de absorventes para o seu ciclo menstrual.

De acordo com o Ministério da Saúde, a menstruação pode começar com 11 anos e durar até os 55 anos da mulher, tudo depende do corpo de cada uma. Para muitas delas, a compra de um ou mais pacote de absorvente todos os meses é financeiramente inviável. O novo benefício pretende auxiliar essas pessoas, evitando a recusa em ir à escola, trabalho, além de manter a higiene pessoal.

Quais mulheres receberão absorvente no novo benefício?

A entrega dos absorventes será feita de forma mensal, em estabelecimentos e equipes de saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde, além de redes de atendimento da assistência social. Os critérios para que as mulheres sejam beneficiadas por esse novo benefício são:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile