ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem buscado fortalecer seus laços com as mulheres. Segundo uma pesquisa feita pelo Poder Data na véspera das eleições de 2022, a maioria dos eleitores de Lula eram mulheres, pessoas pobres e os nordestinos. Não casualmente, foi sancionado nesse governo a lei que cria um novo benefício para beneficiar justamente o público feminino em vulnerabilidade.

ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício
ATENÇÃO mulheres! Governo anuncia critérios de concessão de NOVO benefício (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira (19) foi publicada uma portaria responsável por implementar o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. Em março desse ano o presidente Lula já havia assinado o decreto que criava e regulamentava esse projeto, cujo objetivo é criar um novo benefício para que possa atender pelo menos 24 milhões de mulheres pobres.

O texto que foi apresentado traz quais os critérios para estabelecer o quantitativo de absorventes higiênicos e outros itens necessários à implementação do Programa. Isso porque, a ideia desse sistema é de que o público feminino que vive em situações de vulnerabilidade social possam receber gratuitamente o pacote de absorventes para o seu ciclo menstrual.

De acordo com o Ministério da Saúde, a menstruação pode começar com 11 anos e durar até os 55 anos da mulher, tudo depende do corpo de cada uma. Para muitas delas, a compra de um ou mais pacote de absorvente todos os meses é financeiramente inviável. O novo benefício pretende auxiliar essas pessoas, evitando a recusa em ir à escola, trabalho, além de manter a higiene pessoal.

Quais mulheres receberão absorvente no novo benefício?

A entrega dos absorventes será feita de forma mensal, em estabelecimentos e equipes de saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde, além de redes de atendimento da assistência social. Os critérios para que as mulheres sejam beneficiadas por esse novo benefício são:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile