Lula está muito IRRITADO com o presidente do Banco Central por conta deste motivo

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, está irritado e voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Esta insatisfação de Lula tem uma razão muito importante. Entenda.

Lula está muito IRRITADO com o presidente do Banco Central por conta deste motivo
Lula está muito IRRITADO com o presidente do Banco Central por conta deste motivo (Imagem: FDR)

Lula não gostou de saber que o Comitê de Política Monetária do BC optou por manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano, na reunião realizada ontem, 21. Esta decisão foi tida como “irracional” por Lula.

Lula critica decisão do Banco Central 

“Não se trata do governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central é a sociedade brasileira. É irracional o que está acontecendo no Brasil, você ter uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%”, afirmou Lula em uma coletiva de imprensa realizada em Roma, na Itália, segundo o Carta Capital.

Lula também cobrou novamente uma explicação de Roberto Campos Neto no Senado Federal. Aliados do presidente Lula vem defendendo a demissão de Neto pela Casa Alta do Congresso Nacional. 

“Eu tenho cobrado dos senadores, porque foi os senadores que colocaram este cidadão lá. Eu acho que os senadores têm que analisar se ele está cumprindo a lei que diz o que ele tem que cumprir. Na lei que foi aprovada ele tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos”, disse Lula, segundo o Carta Capital. “Então, ele tem que ser cobrado, é só isso”, acrescentou.

Críticas de Lula seguem 

Lula disse ainda que, do seu ponto de vista, Roberto Campos Neto estaria atuando contra a economia do país.

“Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros estar em 13,75%. Nós não temos inflação de demanda”, disse Lula, segundo o Carta Capital. 

“Eu acho, sinceramente, que esse cidadão está jogando contra os interesses da economia brasileira”, finalizou o presidente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.