Para as pessoas que estão interessadas em saber quando a restituição do Imposto de Renda será feita, fiquem atentos(as) pois a Receita Federal já realizou o primeiro pagamento para o grupo prioritário e está programando para que o 2º lote seja pago nos próximos dias; confira a programação abaixo.
O Imposto de Renda já é conhecido por milhões de brasileiros. Anualmente, a declaração precisa ser realizada pelas pessoas que ultrapassaram os limites de recebimentos anuais. Desta forma, os agentes da Receita Federal poderão checar qualquer inconsistência. Porém, em casos positivos, ocorre o pagamento da restituição.
A restituição nada mais é do que uma forma que a Receita possui de devolver parte do dinheiro que foi pago pelo cidadão no momento da declaração. Desta forma, o contribuinte recebe o estorno referente ao excedente identificado pelos agentes responsáveis da Receita Federal.
De uma forma mais direta, o governo verifica os seus recebimentos e gastos anuais, levantam o valor que foi pago em impostos e, em casos positivos, o governo identifica que você pagou um valor acima do requerido. Portanto, quando este tipo de situação ocorre, você tem o direito de receber o estorno.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que a Receita Federal estabelece uma data de pagamento para que não hajam problemas com a grande demanda de pagamento. São milhões de pessoas que recebem a restituição anualmente e você verifica a data em que você pode receber a restituição.
Restituição do Imposto de Renda: quando o 2º lote será pago?
O pagamento da restituição é pago em lotes. A Receita Federal já garantiu o pagamento do 1º lote, que foi efetuado em 31/05. Vale ressaltar que esta data também foi utilizada como data limite para o envio da declaração do Imposto de Renda.
Então, para você que está interessado(a) em receber o valor da sua restituição, fique atento(a) às datas que foram liberadas pela Receita Federal para que os beneficiários tenham acesso ao valor que é seu por direito. Confira abaixo as datas de pagamento:
- 2º lote: consulta em 23/06, pagamento em 30/06;
- 3º lote: consulta em 24/07, pagamento em 31/07;
- 4º lote: consulta em 24/08, pagamento em 31/08;
- 5º lote: consulta em 22/09, pagamento em 29/09.