Data CONFIRMADA! Consulta de novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem lista de prioritários

Quando enviou a declaração do imposto de renda 2023, o contribuinte recebeu mensagens do sistema informando se há valores a pagar, e se há valores a serem restituídos. Para quem vai receber a restituição do IRPF, pode ser que seja o contemplado no pagamento do segundo lote.

Data CONFIRMADA! Consulta de novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem lista de prioritários
Data CONFIRMADA! Consulta de novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem lista de prioritários. (Imagem: FDR)

A Receita Federal confirmou que o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 terá a consulta liberada em 23 de junho, a partir das 10h. O pagamento será feito em 30 de junho.

No primeiro lote, pago em 31 de maio, 4,13 milhões de contribuintes receberam um total de R$ 7,5 bilhões, maior quantia já paga pela Receita na história. O lote teve apenas contribuintes prioritários.

O Imposto de Renda ainda terá mais três lotes de restituição no ano entre julho e setembro, com o pagamento sendo feito no último dia útil de cada mês. Em todos eles, o critério de definição é o mesmo: ordem de prioridade e data de entrega.

O contribuinte que enviou declaração retificadora terá considerada a data dessa prestação de dados, e não da declaração original.

Quem são as pessoas que têm prioridade na restituição do IRPF?

A lista de contribuintes prioritários aumentou neste ano com a inclusão de quem usou a declaração pré-preenchida (cerca de 8,8 milhões, 23% do total de documentos encaminhados) e também de quem optou pela restituição via Pix.

Calendário de restituição do IRPF

Foram enviadas neste ano até o prazo final um total de 41,15 milhões de declarações. Segundo a Receita, 60% dos contribuintes receberão restituição. Serão cinco lotes de pagamento:

1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago)
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro

Como consultar a restituição do IRPF

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição do IRPF, confira o passo a passo:

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores através do Portal BB, do Banco do Brasil. Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Sair da versão mobile