Pendências no IRPF atrasa o pagamento da RESTITUIÇÃO gerando dores de cabeça aos contribuintes

Quem enviou a declaração do Imposto de Renda 2023 e ainda não recebeu a restituição pode consultar se há algum erro, se está na fila de restituição ou se caiu na malha fina. Quem tinha a expectativa de receber logo no primeiro depósito, mas não conseguiu, deve verificar se há pendências no IRPF.

Pendências no IRPF atrasa o pagamento da RESTITUIÇÃO gerando dores de cabeça aos contribuintes
Pendências no IRPF atrasa o pagamento da RESTITUIÇÃO gerando dores de cabeça aos contribuintes. (Imagem: FDR)

Existem diversos cenários que podem resultar no bloqueio da restituição do IRPF, não garantindo a devolução do tributo pago em excesso. São motivos variáveis, razão pela qual é importante compreender alguns termos da declaração, como se ela foi enviada completa, sem erros e dentro do prazo.

Você pode consultar a situação de sua declaração do Imposto de Renda 2023, a qualquer momento. Isso pode ser feito no site e-CAC, da Receita Federal. O acesso pode ser feito com a senha do sistema gov.br.

Observe abaixo algumas situações que revelam em que status está a sua restituição.

Principais situações

Como sei se há pendências no IRPF?

Para saber se a restituição do Imposto de Renda foi bloqueada, impedindo os pagamentos dentro dos lotes regulares, o contribuinte precisa acessar os canais online. As opções disponíveis são o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o site da Receita Federal. Veja o passo a passo:

Já a verificação da malha fina e eventual necessidade de uma declaração retificadora, são informações visíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no portal e-CAC. O contribuinte deve selecionar o menu “Processamento” e então, “Pendências de Malha”.

Nestes canais é possível saber se a declaração caiu na malha fina e por qual motivo a devolução foi retida. Na circunstância da necessidade de alteração dos dados bancários, é só buscar pela opção “Restituição” e depois clicar em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.

Calendário de restituição

Foram enviadas neste ano até o prazo final um total de 41,15 milhões de declarações. Segundo a Receita, 60% dos contribuintes receberão restituição. Serão cinco lotes de pagamento:

Sair da versão mobile