Restituição de NOVO lote do IRPF já pode ser CONSULTADA e data de depósito foi anunciada

Quem seguiu todas as regras para ganhar prioridade na restituição do Imposto de Renda, mas não foi beneficiado no lote inicial, já pode se preparar para o recebimento no depósito desse mês. Sendo assim, saiba quando serão feitos os próximos depósitos.

Restituição de NOVO lote do IRPF já pode ser CONSULTADA e data de depósito foi anunciada
Restituição de NOVO lote do IRPF já pode ser CONSULTADA e data de depósito foi anunciada. (Imagem: FDR)

A restituição é paga quando a Receita Federal entende que o contribuinte pagou mais Imposto de Renda do que deveria. Isso porque, ao processar sua declaração e perceber que no último ano houveram gastos dedutíveis, ou seja, gastos que dão direito a descontos, a parcela paga à mais é “devolvida” ao cidadão.

Quando enviou a declaração, o contribuinte recebeu mensagens do sistema informando se há valores a pagar, e se há valores a serem restituídos. Além disso, quem entra na malha fina por erros ou sonegação, fica de fora do lote regular até que corrija o documento.

Calendário da restituição do imposto de renda

A consulta a restituição do Imposto de Renda acontece sempre uma semana antes do pagamento, nesse esquema:

Pagamento em 31/05 – consulta em 24/05;
Pagamento em 30/06 – consulta em 23/06;
Pagamento em 31/07 – consulta em 24/07;
Pagamento em 31/08 – consulta em 24/08;
Pagamento em 29/09 – consulta em 22/09.

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. No site basta informar número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento.

A verificação ficará disponível por meio do site da Receita Federal, aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo e-CAC.

Assim como nos demais lotes, a prioridade no pagamento desse segundo lote será para:

Como consultar a restituição do IR

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição do IRPF, confira o passo a passo:

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores através do Portal BB, do Banco do Brasil. Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

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