Bancos são OBRIGADOS a devolver as tarifas cobradas para seus correntistas; solicite

Você sabia que é possível pedir reembolso de tarifas bancárias de conta corrente que você já pagou? Sim, após uma publicação de uma influenciadora viralizar nas redes sociais expondo essa possibilidade, os clientes têm buscado pedir o dinheiro de volta.

Bancos são OBRIGADOS a devolver as tarifas cobradas para seus correntistas; solicite
Bancos são OBRIGADOS a devolver as tarifas cobradas para seus correntistas; solicite (Imagem FDR)

Um post no Twitter da influenciadora digital e especialista em finanças Nathalia Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, provocou uma corrida aos bancos. Ela fez uma publicação para ensinar aos seguidores como se livrar de todas as tarifas da conta corrente e pedir reembolso das que já foram pagas.

A Resolução n° 3919 do Banco Central (Bacen) afirma que os bancos devem oferecer aos seus clientes acesso gratuito à contratação de serviços essenciais. Isto quer dizer que a instituição bancária tem o dever de disponibilizar uma conta gratuita para pessoas físicas. Quando o cliente não é informado da existência deste pacote, ele tem direito de solicitar reembolso das tarifas já pagas.

A solicitação para alterar o modelo da conta corrente atual pode ser feita pelo internet banking, através do aplicativo do banco. Também é possível entrar em contato com as instituições financeiras com atendimento por chat ou telefones disponíveis.

Agora, para o reembolso, é preciso entrar em contato com o banco, caso você nunca tenha sido informado dessa alternativa gratuita e vinha pagando as tarifas mensais sem usar os serviços pagos oferecidos pela instituição.

Serviços livres de tarifas bancárias para contas-corrente

Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), os serviços gratuitos que devem ser oferecidos pelos bancos para contas-corrente são:

Serviços livres de tarifas bancárias para as contas-poupança

Já para as contas-poupança, o pacote com gratuidade inclui os seguintes serviços:

Como solicitar o reembolso das tarifas?

O cliente que não foi informado dos serviços gratuitos e pagou tarifas mensais sem usufruir das garantias oferecidas pela instituição, deve primeiramente entrar em contato com o banco, por meio de chat ou telefonema. O contato pode ser feito com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou com a Ouvidoria da instituição bancária.

O indivíduo deve comunicar que não tinha conhecimento do pacote de serviços essenciais e que deseja o reembolso das tarifas bancárias que estava pagando sem necessidade, mesmo que seja dos últimos seis meses. O banco não pode negar ou dificultar o processo de estorno.

No entanto, se a instituição não dar nenhum retorno, o cliente pode entrar em contato com o Banco Central e fazer uma reclamação. Feito isso, o cliente possivelmente terá o estorno das tarifas.

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