Desde o início do ano, estamos acompanhando mudanças que vem sendo aplicadas em diversas esferas do país. Porém, algo que vem sendo notado é que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não foi incluído na folha de pagamentos deste auxílio cedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O BPC é um benefício amplamente conhecido no país. O intuito do programa é garantir renda aos cidadãos idosos e/ou que possuem algum tipo de deficiência que os leva ao impedimento de trabalhar. Desta forma, o governo busca suprir à uma categoria que enfrenta muitas dificuldades ao longo da vida.
Por isso, é pago o valor referente ao salário mínimo vigente, de forma mensal, através do INSS. O órgão não é somente responsável pelo pagamento do BPC. O INSS fornece pagamentos de benefícios como salário-maternidade, auxílio-acidente e a conhecida e desejada aposentadoria.
Nos últimos dias, vimos que o INSS havia planejado um calendário de pagamentos bilionários aos beneficiários do Instituto. Entretanto, os participantes do BPC ficaram chocados ao saber que eles não seriam incluídos no pagamento deste montante enorme, que chega na casa dos bilhões de reais.
Isso levou à questionamentos direcionados ao órgão, que deixou toda a situação clara e compreensível. Então, se você for beneficiário do programa, fique atento(a) com a notícia abaixo pois ela explica o motivo da exclusão dos auxiliados pelo BPC deste pagamento bilionário oferecido pelo INSS.
O que levou à exclusão do BPC nos pagamentos recentes?
O que foi constatado é que os bilhões que foram reservados para serem feitos em pagamentos este mês não serão destinados ao BPC. Isto porque os beneficiários do BPC não são agraciados com um dos direitos mais conhecidos entre a população que trabalha de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada.
Estamos falando do pagamento referente ao 13º salário, que está sendo pago aos participantes do INSS. O benefício normalmente é cedido aos trabalhadores formais que exercem a sua profissão sob regime CLT. Com isso, gozam de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o 13º salário.