Com o anuncio da antecipação do pagamento do 13º salário, esse benefício acabou chamando atenção não apenas dos aposentados e pensionistas. Os golpistas e bandidos que visam pessoas mais vulneráveis também perceberam essa movimentação financeira. Apenas nesse mês de maio o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão aumentar em 50% o benefício previdenciário.
Assim como aconteceu nos últimos três anos, o governo federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário dos segurados do INSS. Aposentados e pensionistas, além de quem teve acesso a benefícios temporários, poderão receber a quantia em duas parcelas. O primeiro saque acontece em maio, a partir do dia 25 e o valor já pode ser consultado no aplicativo.
Nesse primeiro depósito não há nenhum tipo de desconto, a quantia é paga integralmente por 50%. Para chegar ao valor final é necessário somar todos os salários recebidos nos últimos doze meses, dividir a quantia por doze que representa os meses do ano. Em seguida, multiplicar essa quantia pelo número de meses trabalhados no último ano.
A quantia total será dividida em duas parcelas de 50%. Sendo que o pagamento da segunda parcela do 13º para segurados do INSS deverá contar com descontos do Imposto de Renda para quem é contribuinte. O valor do primeiro pagamento já pode ser consultado em “Extrato de pagamentos” disponível no Meu INSS.
Golpes aplicados no 13º salário do INSS
Com a possibilidade de receber um salário adicional, os aposentados e pensionistas ficarão mais vulneráveis aos golpes aplicados sobre o 13º salário. Os bandidos já optam por pessoas com maior risco de caírem nessas armadilhas, como os idosos que têm pouca facilidade em lidar com os serviços tecnológicos.
Diante disso, existem algumas recomendações para evitar cair em qualquer tipo de golpe que possa roubar o valor do 13º. Como:
- Desconfie de qualquer mensagem que chegar no seu celular informando sobre problemas no recebimento do salário do INSS;
- Não clique em nenhum link que for enviado por SMS ou WhatsApp de um número sem verificação;
- Não passe qualquer tipo de senha por telefone e nem mesmo em frente as agências bancárias;
- Confie apenas nos serviços oferecidos dentro da agência do seu banco, e com funcionários que estão uniformizados;
- Qualquer suspeita ligue para o INSS na Central de Atendimento 135;
- Use apenas os canais oficiais do INSS.