Meu INSS+ foi oficialmente lançado; descubra TUDO o que muda e os benefícios

Pontos-chave
  • O "clube de vantagens" pelo Meu INSS+ é proveniente de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS, o(BB) e Caixa;
  • Os aposentados e pensionistas já podem acessar o Meu INSS+;
  • É possível obter descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens e muito mais.

O Governo Federal oficializou o lançamento do Meu INSS+, a carteira virtual e novo cartão digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As ferramentas podem ser usufruídas pelos aposentados, pensionistas e demais segurados da autarquia, desfrutando de uma série de benefícios. 

Meu INSS+ foi oficialmente lançado; descubra TUDO o que muda e os benefícios
Meu INSS+ foi oficialmente lançado; descubra TUDO o que muda e os benefícios. (Imagem: FDR)

O “clube de vantagens” pelo Meu INSS+ é proveniente de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS, Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF).

As instituições financeiras serão responsáveis pela disponibilização da vasta gama de serviços aos segurados, sejam eles correntistas dos respectivos bancos ou não. 

Os aposentados e pensionistas já podem acessar o Meu INSS+. Na plataforma terão a chance de confirmar os dados pessoais sem a necessidade de imprimir nenhum comprovante.

Também é possível obter descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens e muito mais. Basta acessar o ícone “carteira do benefício”. 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, reforçou que a autarquia “é uma casa que tem o compromisso de promover, reconhecer e ampliar o quanto possível, o trabalho de identificação de direitos”, destacou. 

O Meu INSS+ foi instituído pela Portaria MPS nº 1773, assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. O chefe da pasta avalia que, pelo menos, 19 milhões de segurados terão acesso aos descontos oferecidos pela nova ferramenta. Ele também informou que vários bancos privados demonstraram interesse em participar dessa parceria. 

Lupi pontuou que, alguns benefícios no setor de farmácias contam com descontos de até 70%. Para o ministro, o cartão virtual Meu INSS+, leva o direito e a cidadania aos cidadãos. 

“Identificamos com a criação do cartão, a possibilidade de agregar parceiros que querem e estão dispostos a gerar facilidade para a vida do beneficiário do INSS”, finalizou. 

Desenvolvido pelo instituto Dataprev, o novo cartão do Meu INSS+ será 100% virtual. Hoje, mais de 400 mil segurados acessam o aplicativo diariamente com o objetivo de emitir a declaração de um benefício, um arquivo em formato PDF comprovando que o cidadão não recebe nenhum benefício

Quais serão os benefícios do novo cartão do Meu INSS+

Com esse cartão, o beneficiário poderá comprovar seu vínculo e usufruir do chamado “clube de vantagens”, com descontos em serviços. Estão previstos descontos em:

  • Cinemas,
  • Shows,
  • Academias,
  • Lojas,
  • Viagens, 
  • Telemedicina, entre outras categorias.

Como emitir a carteira do Meu INSS+

Para emitir a carteira o segurado deve seguir estes passos:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

O documento deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número do benefício;
  • Espécie do benefício;
  • Data de emissão;
  • Data de validade;
  • Foto; 
  • QR Code.

“A validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário será realizada por meio do QR Code, que apresentará as informações atualizadas na data da sua consulta”, diz o texto no Diário Oficial da União (DOU).

A emissão da carteira será válida apenas para quem possui o benefício do INSS ativo e terá um QR code dinâmico, válido por 30 dias. O cartão foi desenvolvido pela Dataprev e faz parte da substituição ao papel. 

Meu INSS+ fora do ar

Em meio ao lançamento do Meu INSS+, trabalhadores, aposentados, pensionistas e demais titulares de benefícios previdenciários continuam sem acesso à plataforma.

Segundo informações do instituto Dataprev, a falha também afeta o sistema de agendamentos da autarquia, além de consultas a benefícios e dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 

O problema impede até a emissão do informe de rendimentos para quem precisa fazer a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 (ano-base 2022), cujo prazo de entrega se encerra em 31 de maio. 

Neste caso, o segurado pode recorrer ao banco pagador de seu benefício. A instituição financeira pode emitir o extrato para fins de IR. Este serviço está disponível tanto pelo site quanto pelo aplicativo bancário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.