FORA DO AR! Sistema do INSS deve ATRASAR a liberação do 13º salário

Dois dias antes de começar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas, os sistemas do Meu INSS ficaram fora do ar. Na última segunda-feira (22) o país inteiro ficou sem acesso aos serviços online oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na data anterior, em 21 de maio, o portal havia disponibilizado a consulta ao extrato de pagamento desse mês.

FORA DO AR! Sistema do INSS deve ATRASAR a liberação do 13º salário
FORA DO AR! Sistema do INSS deve ATRASAR a liberação do 13º salário (Imagem: FDR)

Embora o INSS tivesse liberado a consulta aos extratos de pagamentos, e o valor do 13º salário no último domingo (21), quem resolveu verificar as informações na segunda-feira foi pego de surpresa. Segundo a Dataprev que é a empresa responsável por gerenciar os sistemas tecnológicos e de informática da Previdência, houve uma falha durante um processo comum da empresa.

As informações são de que durante uma manutenção feita em equipamento de armazenamento no Datacenter do Rio de Janeiro, os processos falharam e causaram essa pausa em todo o sistema. Os segurados que precisavam emitir o informe de rendimentos para incluir no Imposto de Renda também não estavam conseguindo liberar o login no aplicativo ou site.

Diante disso, a recomendação do INSS é de que quando houver qualquer tipo de falha nos sistemas online os interessados façam o uso da Central de Atendimento, número 135. O atendimento é feito todos os dias, das 07h às 22h para atendimento humano, e 24h para uso dos sistemas eletrônicos.

Pagamento do 13º salário do INSS

As informações da Dataprev são de que o site do Meu INSS ainda está fora do ar, mas será restabelecido em breve. Enquanto o aplicativo pode ser acessado, mas apresenta a seguinte mensagem “Ocorreu um erro ao buscar seus dados” para a maioria dos serviços desejados.

Para quem deseja consultar o valor do 13º salário será preciso aguardar o reestabelecimento dos sistemas. Optando por “Extratos de pagamentos de benefícios”. O calendário de pagamentos começa dia 25 de maio e termina em 7 de junho.

Para quem recebe até um salário mínimo

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de maio 26 de junho
2 26 de maio 27 de junho
3 29 de maio 28 de junho
4 30 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 1 de junho 3 de julho
7 2 de junho 4 de julho
8 5 de junho 5 de julho
9 6 de junho 6 de julho
0 7 de junho 7 de julho

Para quem recebe acima do salário mínimo

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 1 de junho 3 de julho
2 e 7 2 de junho 4 de julho
3 e 8 5 de junho 5 de julho
4 e 9 6 de junho 6 de julho
5 e 0 7 de junho 7 de julho

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]