Para os brasileiros, existem algumas opções de trabalho. Porém, normalmente estas escolhas são dividas em dois caminhos: o trabalho formal e o informal. Por ser um trabalhador formal, o cidadão goza de alguns direitos que ajudam a pessoa em momentos difíceis, como é o caso do Seguro-Desemprego.
O Seguro-desemprego é apenas um dos benefícios cedidos às pessoas que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada. Poderíamos mencionar as férias remuneradas, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e até mesmo o 13º salário.
Porém, o seguro-desemprego é um dos principais benefícios. Isto porque ele garante ao trabalhador que foi demitido sem justa causa um valor mensal. Este valor vai depender diretamente de quanto é o valor do piso salarial nacional. Vale ressaltar que o valor do benefício sofreu um reajuste recentemente.
Isto porque no dia 1º de maio, o governo federal anunciou que a faixa de isenção do Imposto de Renda iria ser ampliada para dois salários mínimos (R$2.640) em 2024. Além disto, o presidente Lula também aplicou um aumento real no valor do salário mínimo, elevando o valor para R$1.320.
Com este aumento, uma série de benefícios que utilizam o valor base do salário mínimo como parâmetro sofrerão reajustes. Estes serão vistos a partir de junho, quando, por exemplo, os beneficiários da aposentadoria de até um salário mínimo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o PIS/PASEP já virão com um novo valor.
O que ocorreu com o seguro-desemprego?
Acontece que uma série de pagamentos via TED estavam agendados para serem feitos durante o dia 16/05. O problema foi causado por uma falha registrada no sistema e foi necessária uma declaração do Ministro do Trabalho e do Emprego, Luiz Marinho (PT). Confira fala do Ministro sobre o caso:
“O MTE informa que apenas as parcelas do seguro-desemprego previstas para pagamento via TED não foram pagas no dia 16/05, em virtude de oscilações no sistema. O pagamento será efetuado no dia 23/05, não sendo necessário o cidadão ou a cidadã realizar qualquer tipo de solicitação”.