A grande maioria da população está familiarizada com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, a maioria destas pessoas são idosos que são beneficiados por algum programa cedido pelo governo federal. Se você faz parte deste grupo, temos uma informação que você precisa saber; confira abaixo.
Os aposentados do INSS são aqueles que mais participam e interagem com o Instituto. É o serviço mais utilizado do órgão estatal, que é responsável pelo pagamento integral da aposentadoria, como também outros benefícios cedidos pelo governo federal.
Desde a chegada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vimos algumas alterações que foram realizadas ao serviços ofertados no INSS. Podemos falar, por exemplo, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assim como a aposentadoria mínima, sofreu um reajuste em seu valor.
O que foi alterado no INSS desde a chegada no novo governo?
É importante ressaltar que o INSS é um órgão que é gerido pelo Estado. Então, é comum que ele siga as novidades propostas pelo governo. Com isso, o valor do BPC sofreu um reajuste para R$1.320. Isto porque o benefício segue tendo como base o valor atual do salário mínimo, que foi alterado no dia 1º de maio.
Além disto, para aqueles que recebem apenas um salário mínimo como aposentadoria, também terão um aumento nos seus recebimentos. Ou seja, idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) estão sendo acolhidas e conseguindo melhorar a sua qualidade de vida.
O que mais esta categoria pode receber?
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou um Projeto de Lei (PL) onde pede que todos os estabelecimentos comerciais que são abertos ao público devem reservar vagas gratuitas por até uma hora para pessoas idosas e PCD que vivem em uma situação de baixa renda.
A quantidade de vagas vai mudar de acordo com a quantidade existente no local. O PL pede que 10% de todas as vagas seja disponibilizada de forma gratuita para a demanda citada. Com isto, o senador visa uma maior inclusão social para os idosos e PCD que possuem até meio salário mínimo como renda familiar.