A declaração do Imposto de Renda é conhecida por milhões de brasileiros. Nela, aquelas pessoas que ultrapassaram alguns requisitos estabelecidos pelo governo federal precisam entregar a declaração. Porém, em certos casos é possível que ao invés de pagar ao governo, você receba. Isto se chama restituição; confira.
A restituição do Imposto de Renda é a forma que a Receita Federal, órgão responsável pelo recebimento das declarações, como também análise e gerência, tem de recompensar aquele cidadão que, em sua declaração, foi constatado que ele(a) pagou mais do que deveria e precisa receber parte do valor de volta.
A Receita analisa todos os seus recebimentos e pagamentos ao decorrer do ano, assim como os serviços consumidos por você e sua família. Existem casos que não é necessário a declaração e nós fazemos, o que pode levar o cidadão à receber a restituição. É algo mais comum do que parece.
É essencial reforçar a importância da declaração do Imposto de Renda. O documento deve ser preparado de uma forma em que você deve tomar bastante atenção aos dados colocados. Isto porque um erro pode te levar à refazer a declaração e até mesmo cair na “malha-fina”.
Por isso, caso você não tenha experiência na montagem deste documento, é indicado que procure um profissional contábil que possa ajudar na formalização do seu documento e evitar que entre em uma fria com a Receita Federal.
Como verificar se vou receber a restituição do Imposto de Renda?
Primeiramente, a restituição do Imposto de Renda começa a ser paga no fim deste mês, no dia 30/05. Esta data também é o último dia em que as pessoas podem entregar a sua declaração do Imposto de Renda. Passada esta data e a declaração não for entregue, o cidadão estará sujeito à multas acumulativas que terão reajuste com os juros cobrados.
Para saber se vai receber a restituição, acesse o site da Receita Federal clicando aqui, preencha os campos de espaço com as informações solicitadas e clique em “consultar”. Caso queira fazer pelo celular, via aplicativo, baixe o app “Meu Imposto de Renda”, clique em “consultar restituição“, preencha com os seus dados e você poderá consultar a disponibilidade.