Saque extraordinário do FGTS de volta? Notícia cai como luva para os trabalhadores

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é conhecido por milhões de trabalhadores que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada, ou em regime CLT. Agora, estes trabalhadores estão interessados em algo que aconteceu no ano passado, que foi o saque-extraordinário do FGTS; confira.

Como LUCRAR com o FGTS? Entenda as formas de rendimento e saque pelo fundo de garantia
Saque extraordinário do FGTS de volta? Notícia cai como luva para os trabalhadores (Imagem: FDR)

Desde que o saque-extraordinário do FGTS foi liberado pela primeira vez, em 2020, durante o período de pandemia, a população teve acesso à parte do seu benefício acumulado após anos de serviços prestados em regime CLT. Porém, muitos não sabiam que o saque do FGTS é algo completamente esporádico.

Ou seja, ele não deve ser feito com muita frequência. O intuito do Fundo de Garantia é fornecer um “colchão financeiro” para as pessoas que trabalham de carteira assinada. Em casos de demissão sem justa causa, por exemplo, estes trabalhadores poderão sacar o valor para suprir as necessidades básicas.

Porém, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve a criação do “Saque-Aniversário” do FGTS, onde disponibilizou parte do saldo em conta para os beneficiários sacarem no mês do seu nascimento. Isto ainda está em vigor e pode ser usado por pessoas que possuem saldo em sua conta do Fundo de Garantia. 

Porém, a ideia do saque-extraordinário é realmente como o seu nome diz; extraordinário. É necessário que o país ou local onde o cidadão vive esteja passando por um momento difícil, como situações em que localidades precisam acionar o estado de calamidade pública, como foi durante a pandemia de 2020.

O saque-extraordinário do FGTS está de volta?

Até o momento, não. Entretanto, o saque está em discussão pelo governo federal. Apesar de dificilmente ser aprovado, o governo federal não fechou inteiramente a porta para a possibilidade da liberação do saque. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, inclusive, deseja retirar a opção do “Saque-Aniversário“.

Sobre o tema do saque-extraordinário, a pasta do trabalho fez um anúncio em que abordava o tema e que não negava a ideia de que é possível a realização. Acompanhe:

“A liberação do FGTS, pela norma do Conselho Curador, depende apenas da decretação do estado de calamidade pelo governo para que a Caixa promova o pagamento. É automático, não depende de liberação. Com relação às outras modalidades de saque, qualquer mudança passa pelo Conselho Curador, que tem reunião prevista para maio.”

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile