CONTA DE LUZ mais cara! Novo pronunciamento da Aneel assusta os brasileiros

Recentemente, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou uma autorização para que as tarifas de energia elétrica de quatro estados brasileiros sejam reajustadas. Com isso, a conta de luz de pelo menos 30 milhões de pessoas que moram nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe, ficará mais cara.

CONTA DE LUZ mais cara! Novo pronunciamento da Aneel assusta os brasileiros
CONTA DE LUZ mais cara! Novo pronunciamento da Aneel assusta os brasileiros (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com a Aneel, o aumento na conta de luz será de 8% para os moradores da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. São 6,3 milhões de consumidores atendidos pela empresa Neoenergia Coelba, que é a líder do fornecimento de energia elétrica para a região Norte e Nordeste. Por outro lado, os consumidores de alta tensão do estado do Ceará terão desconto na conta de luz de -3,77%.

A última vez que a Aneel havia autorizado um reajuste foi em março, quando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais sofreram um aumento de 12,67%. Também está em discussão que um reajuste de pelo menos 12,52% atinja os outros estados brasileiros.

Na última segunda-feira (25), a Aneel decidiu que as empresas de companhia elétrica abastecidas pela usina Itaipu Binacional passem a usar o valor de US$ 20,23 por kilowatt (kW) ao mês em 2023. A quantia é 18,19% menor do que o valor de US$ 24,73/kW cobrado até o último ano.

Como economizar na conta de luz

Quem sente o peso do aumento da conta de luz no orçamento da família, deve tomar providências para conseguir economizar nessa conta de consumo. Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, podem tentar a Tarifa Social que diminuí a fatura em 65%.

Para os demais, a mudança de comportamento é que vai determinar a diminuição dessa cobrança. Para isso, o cidadão deve:

  • Tirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estão utilizando-os. Exemplo: micro-ondas, carregador de celular, televisão, e outros;
  • Abaixar a potência do freezer e geladeira, na época de frio a frequência “médio” ou “baixo” podem ser suficientes e consumirão menos energia;
  • Troque suas lâmpadas pela versão de LED que necessitam de menos energia;
  • Diminua o tempo no banho, porque o consumo do chuveiro elétrico é grande.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]