CAIXA TEM ganha processo de atualização otimizado; saiba como fazer

Pontos-chave
  • O Caixa Tem é uma poupança social digital gratuita;
  • Beneficiados do PIS estão com dificuldade de acessar a poupança;
  • A atualização cadastral libera acesso rápido as ferramentas.

Em 2020 quando o auxílio emergencial foi criado para atender famílias vulneráveis da pandemia, o governo brasileiro anunciou também o lançamento Caixa Tem. O aplicativo foi o responsável por criar uma conta poupança social para pelo menos 105 milhões de pessoas, segundo dados divulgados em 2021. Agora, um processo de atualização do aplicativo permite melhorias no acesso.

CAIXA TEM ganha processo de atualização otimizado; saiba como fazer
CAIXA TEM ganha processo de atualização otimizado; saiba como fazer (Imagem: Montagem FDR.com.br)

O Caixa Tem é uma conta poupança que oferece serviços totalmente gratuitos aos seus usuários. Isso significa que não há cobrança mensal pela manutenção da conta, e nem taxa para criar uma poupança. A administração é responsabilidade da Caixa Econômica Federal que inclusive tem usado esse canal para o pagamento de benefícios trabalhistas e sociais.

Para criar seu login basta baixar o aplicativo e clicar em “Criar conta”. Em seguida é necessário preencher o formulário com nome completo, documento de identidade, e-mail e celular. Esses dois últimos dados, de e-mail e celular, são muito importantes porque qualquer alteração no aplicativo é enviada para esses endereços. Funciona como o contato que o banco tem do cliente.

Feito o cadastro, com a criação de uma senha numérica de seis dígitos, os serviços do Caixa Tem ficarão disponíveis para os usuários. O primeiro acesso precisa ser autorizado, basta clicar em qualquer função disponível no aplicativo. Basta seguir o passo a passo informado pelo próprio sistema.

Programas que são acessados no Caixa Tem

Tanto quem recebe benefícios sociais, vindos do poder público, como quem tem acesso a pagamentos trabalhistas podem usar o Caixa Tem. É fácil saber se o pagamento de que precisa será depositado na sua conta poupança social, basta conferir se o banco pagador do auxílio em questão é a Caixa Econômica Federal.

Devido a gratuidade que a conta oferece, para o poder público também torna-se mais vantajoso fazer o pagamento dos seguintes benefícios na poupança social:

Além desses benefícios permanentes, outros pagamentos temporários como o auxílio emergencial, o Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista também foram repassados usando a poupança do Caixa Tem.

BANCO CENTRAL MUDA PIX E TAXAS PODEM SER COBRADAS POR BANCOS EM CADA TRANSFERÊNCIA

Como atualizar a poupança Caixa Tem

Alguns usuários do Caixa Tem que tem direito de receber o abono PIS (Programa de Integração Social) relataram que o aplicativo está notificando sobre a necessidade de fazer a atualização cadastral da conta. Somente com esse processo é que o pagamento do abono salarial ficará disponível para movimentação.

Para quem tem conta corrente na Caixa Econômica o dinheiro referente a esse programa vai cair diretamente nessa conta, apenas os demais vão acessar pela poupança. Depois de atualizar os dados será preciso aguardar o prazo de 48 horas até que o banco receba e analise as informações apresentadas.

O acesso ficará liberado depois desse prazo. Se o erro persistir, o mais indicado é procurar uma agência da Caixa e relatar o problema. Um funcionário vai auxiliar no desbloqueio manual, ou encaminhará o cliente para o atendimento especializado.

Serviços disponíveis no Caixa Tem

Um dos grandes diferenciais do Caixa Tem são as ferramentas que permitem o acesso aos pagamentos sem a necessidade de enfrentar longas filas de espera. O saque presencial desses benefícios continua disponível, seja nas agências ou casas lotéricas. Ainda assim, os serviços online são uma opção bem interessante.

Sendo possível:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile