ALERTA GERAL para titulares do Cadastro Único ameaça a concessão dos benefícios

Quem está vivendo uma situação de vulnerabilidade social, pode conseguir contar com a ajuda financeira e assistencial do poder público. Para isso, precisa inscrever sua família no Cadastro Único, plataforma do governo federal que também é usada por municípios e estados. Acontece que um recente informe do poder público precisa ser muito bem analisado por essa parte da população.

ALERTA GERAL para titulares do Cadastro Único ameaça a concessão dos benefícios
ALERTA GERAL para titulares do Cadastro Único ameaça a concessão dos benefícios (Imagem: FDR)

A inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) não é garantia de que a família será automaticamente inscrita em programas sociais. Mas, permite que o poder público reconheça essas pessoas que estão em situação de pobreza e extrema pobreza, e havendo orçamento disponível possa inclui-las nos programas e benefícios sociais que possuí.

A lista de programas que aceitam famílias inscritas no CadÚnico é imensa, com destaque para: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social, telefone popular, vale-gás, e tantos outros. Além de benefícios estaduais e municipais, distribuição de cestas básicas, e acesso a outros auxílios que são oferecidos por diferentes governos.

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso ir até uma unidade de atendimento do programa no município, normalmente o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O representante da família, maior de 16 anos e de preferência uma mulher, deve comparecer até a unidade e apresentar documento de identificação de todas as pessoas que vivem no mesmo endereço.

Averiguação no Cadastro Único ameaça beneficiados

Desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe do Ministério do Desenvolvimento Social já havia anunciado um pente-fino no Cadastro Único. O processo faz-se necessário devido a suspeita de irregularidades no recebimento de programas sociais como o Bolsa Família.

Há indícios de que durante a campanha eleitoral em 2022 os sistemas de entrada no Cadastro Único tenham se afrouxado, o que permitiu o acesso irregular de milhares de pessoas aos programas sociais. O pente-fino que entra em sua terceira fase realiza a Averiguação Cadastral Unipessoal, por isso, são alvos:

Em abril foram 1,2 milhões de bloqueios no Bolsa Família. Todos aqueles que tiverem seu benefício social bloqueado deverão procurar o CRAS para tentar reaver a ajuda financeira,

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile