PIS/PASEP esquecido pode ser cancelado afetando 400 mil trabalhadores

Como pode um abono salarial acima de R$ 1,2 mil ter sido esquecido? Na verdade, o que acontece é que muitas pessoas que teriam direito ao PIS/PASEP podem não ter conhecimento sobre o benefício. De acordo com informações oficiais, quase 400 mil trabalhadores teriam direito ao benefício que foi pago em 2020, mas não resgataram a quantia. O valor ainda pode ser recebido.

PIS/PASEP esquecido pode ser cancelado afetando 400 mil trabalhadores
PIS/PASEP esquecido pode ser cancelado afetando 400 mil trabalhadores (Imagem: FDR)

O PIS/PASEP é um benefício trabalhista, conhecido também como abono salarial, e que todos os anos contempla com até um salário mínimo os trabalhadores de baixa renda. Para recebê-lo é preciso ter trabalhado no ano-base recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Em 2023, por exemplo, o ano-base a ser considerado é 2021.

O dinheiro esquecido em questão é referente ao ano-base 2020, ou seja, vale para quem cumpriu com as regras naquele ano. Do total de pessoas que ainda não resgataram o benefício, 120.947 são trabalhadores da iniciativa privada, referente ao PIS (Programa de Integração Social). Enquanto 279.028 não resgataram os valores referentes ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A quantia limitada a R$ 1.212 poderia ter sido sacada até 29 de dezembro do último ano, mas muitos brasileiros não conseguiram recebê-la. Desde que o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2023 começou, esse grupo ganhou a oportunidade de solicitar o benefício novamente. O prazo para resgate é de 5 anos até que o abono seja cancelado.

Quem pode ter dinheiro esquecido do PIS/PASEP?

Caso o cidadão tenha cumprido com as regras abaixo no ano de 2020, ele pode ter dinheiro esquecido do PIS/PASEP.

Para ter certeza sobre a contemplação nesse benefício, basta fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital na aba “Benefícios” e depois “Abono salarial” escolhendo o ano-base 2020.

Como resgatar o PIS/PASEP esquecido

Devido o prazo inicial não ter sido respeitado agora é necessário solicitar formalmente o resgate do PIS/PASEP. O trabalhador pode usar os seguintes canais:

Por telefone

E-mail:

Aplicativo:

Presencialmente

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile