Começa nessa quarta-feira (15) o período para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Até o dia 31 de maio as 39,5 milhões de documentos esperados pela Receita Federal poderão ser enviados. O órgão também já anunciou o calendário de pagamento da restituição do IRPF que fará cinco depósitos regulares ao longo desse ano.
Assim como aconteceu no último ano, o calendário de pagamento da restituição do IRPF 2023 terá cinco lotes. A ideia é que sejam beneficiados todos aqueles que informarem na declaração gastos dedutíveis que superaram o valor a ser tributado. Ou seja, existe mais descontos a serem aplicados no pagamento do imposto, do que a ser pago pelo contribuinte.
Nesses casos os contribuintes recebem o “desconto” por meio do pagamento da restituição. O valor é depositado em uma única parcela na conta corrente que for informada pelo cidadão durante o envio da declaração. Quem cair na malha fina, devido a erros ou sonegação, não será contemplado pela restituição até que corrija o documento.
O calendário de pagamento da restituição do IRPF começa em maio desse ano, e termina em setembro. Mas quem caiu na malha fina e corrigiu o documento será incluso em lotes retroativos, quer dizer, pagos fora do cronograma original para quem já deveria ter recebido o valor. Não existe um limite de pagamentos retroativos, podem ser lançados vários lotes conforme há necessidade.
Como antecipar o pagamento da restituição do IRPF
Para 2023 a Receita Federal lançou novidades sobre o calendário de pagamento da restituição do IRPF. A ideia é dar a possibilidade dos contribuintes adiantarem o pagamento tornando-se preferência na liberação dos valores. Este grupo prioritário será de:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem aderiu a declaração pré-preenchida;
- Quem optou por receber a restituição por PIX.
Calendário de pagamento da restituição do IRPF
Uma semana antes do pagamento da restituição, a Receita Federal libera a consulta para que o contribuinte verifique se foi contemplado naquele lote. A busca pode ser feita no site da Receita. O calendário de pagamento da restituição do IRPF seguirá a ordem:
- 1º lote: 31 de maio de 2023;
- 2º lote: 30 de junho de 2023;
- 3º lote: 31 de julho de 2023;
- 4º lote: 31 de agosto de 2023;
- 5º lote: 29 de setembro de 2023.