O Leão chegou. Todo ano, é necessário que você armazene os comprovantes de despesas e gastos para que possa encaminhar para a declaração do Imposto de Renda. Porém, algumas pessoas não sabem que, ao encaminhar suas despesas para a Receita Federal, você pode aumentar o valor da sua restituição.
Quando enviados, a Receita Federal avalia os dados, verifica se os tributos necessário já foram pagos pelo contribuinte e é possível a restituição do Imposto de Renda. Ou seja, você recebe de volta parte do valor. Claro, é possível que você encaminhe a sua declaração e, ainda assim, precise efetuar um novo pagamento.
Entretanto, existem categorias de pagamento que podem te ajudar a receber de volta parte do valor, principalmente gastos com educação e saúde. Caso você gastou muito nessas áreas, fique atento. Caso você declare o seu IR com dependentes, no final iremos mostrar quem pode ser incluído.
Quais serviços podem ter desconto no Imposto de Renda?
Na educação, o limite estabelecido pela Receita Federal por pessoa é de R$3.561,50. Este valor pode ser derivado de basicamente todos os níveis escolares. Podemos citar Ensino Infantil; Ensino fundamental; Cursos técnicos; Ensino superior; Pós-graduação; Mestrado e Doutorado.
Caso você ou algum dos seus dependentes esteja ingresso em uma instituição de ensino particular, guarde os comprovantes de pagamento feitos e talvez seja vantajoso para o contribuinte avaliar e procurar a dedução do valor no seu Imposto de Renda.
Na saúde, não há limite estabelecido pela Receita Federal. Se você teve gastos com consultas com médicos, dentistas, nutrólogos ou psicólogos; cirurgias; próteses; exames; cadeira de rodas ou aparelho auditivo; até mesmo alguma despesa hospitalar; fique atento pois isto pode ser usado.
Não é necessário que os gastos sejam feitos diretamente com você. Caso o gasto tenha sido com os seus dependentes, ainda é possível que a restituição ocorra. Caso o seu plano de saúde não for pago por uma empresa, você pode utilizá-lo para buscar o desconto no Imposto de Renda.
Dependentes no Imposto de Renda
Como dependentes, você pode declarar:
- Cônjuge;
- Companheiro com filhos ou com quem viva junto há mais de 5 anos;
- Enteados ou filhos com até 21 anos;
- Até 24 anos, cursando ensino superior ou técnico;
- Netos e bisnetos até 21 anos, caso possua a guarda judicial;
- Menores de 21 anos com guarda;
- Bisavós, avós, sogros(as) e pais com renda máxima de R$ 22.847,76 desde 2020;
- Jovens com menos de 16 anos;
- Deficientes mentais ou outros tipos de deficiência;
- Incapazes, de qualquer idade.