FDR Responde: Como utilizar a nota do ENEM?

O ENEM já se tornou a principal prova do país, possibilitando o concurso em vagas em graduações de todos os tipos de instituições. A nota do exame de 2022 já está disponível e deve ser usada em breve nas seleções organizadas pelo MEC.

FDR Responde: Como utilizar a nota do ENEM?
FDR Responde: Como utilizar a nota do ENEM? (Imagem: FDR)

A divulgação do resultado do ENEM 2022 estava prevista para o dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira, mas, foi antecipada pelo MEC e já pode ser consultado. Exame também serve como um “termômetro” de como está o ensino médio no país e pode servir de base para mudanças nessa etapa.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é aceita em centenas de instituições, públicas, privadas, estaduais ou federais, de acordo com o programa disponível.

Como usar a nota do ENEM 2022?

Sistema de Seleção Unificada

Oferece vagas em instituições públicas (estaduais ou federais) de todo o Brasil. Para se candidatar o estudante precisa ter feito o Enem 2022 e não ter zerado a redação.  Não há restrição na participação.

As inscrições acontecerão entre os dias 16 e 24 de fevereiro e o resultado deve ser publicado no dia 28 do mesmo mês.

COTAS RACIAIS 2023: VEJA AS REGRAS PARA TER ACESSO AO SISTEMA NAS UNIVERSIDADES

Programa Universidade Para Todos

Nesse programa é possível conseguir bolsa integral (100%) ou parcial (50%). Para participar o candidato precisa ter sido aluno de escola pública ou bolsista integral na rede particular, ter renda de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

Desde o ano passado, quem estudou na rede pública fora da condição de bolsista também poderá concorrer desde que atenda aos critérios de renda.

Essa edição vai receber as notas do ENEM 2021 e 2022. A restrição é quanto às pessoas que já possuem diploma de graduação.

As inscrições serão abertas no dia 28 de fevereiro e seguem até 3 de março; a primeira chama de aprovados deve ser feita no dia 7 de março.

Fundo de Financiamento Estudantil

Oferece condições especiais de financiamento dos cursos superiores, sendo que o pagamento do financiamento é feito sempre após sua formatura. O FIES é um pouco mais burocrático porque envolve instituições bancárias.

Para concorrer as vagas é necessário ter feito o ENEM a partir de 2010, e alcançado média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e superior a zero na redação. Além disso é necessário ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

As inscrições serão feitas entre 7 e 10 de março; o resultado deve ser divulgado no dia 14 do mesmo mês.

Universidades estrangeiras

Com a nota você pode estudar em Portugal, Inglaterra, França, Irlanda ou no Canadá. Cada universidade é responsável pela própria seleção.

Instituições particulares

Além do ProUni, você também pode participar das seleções feitas pelas próprias instituições, nesse caso é possível conseguir descontos e bolsas de estudos.

Ingresso interno

Essa modalidade é adotada atualmente por instituições como a Universidade de São Paulo que anunciou sua saída do SiSU em 2022 e passou a realizar uma seleção própria. Essa é outra modalidade em que é necessário ficar de olho nas publicações das instituições.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile