Inscrições do ENCCEJA 2024 estão abertas; saiba como se candidatar online

Os brasileiros que não conseguiram terminar os estudos dentro do ensino regular, agora têm uma nova oportunidade. Por meio da prova do ENCCEJA 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) eles terão acesso a conclusão das séries por desempenho. 

encceja
Inscrições do ENCCEJA 2024 estão abertas; saiba como se candidatar online 
(Foto: FDR)

As inscrições do ENCCEJA 2024 foram abertas na última segunda-feira (29). Os jovens e adultos que quiserem participar da prova poderão se candidatar até 10 de maio. Quem obtiver desempenho acima da média conseguirá a conclusão do ensino fundamental, ou do ensino médio. 

Quem pode se inscrever na prova do ENCCEJA 2024?

É preciso observar as regras que tornam o estudante apto às inscrições na prova do ENCCEJA 2024Isso porque, não basta ter deixado os estudos na idade regular para conseguir a conclusão por meio do exame. 

Este é um critério, mas também é exigido pelo Ministério da Educação que os candidatos atendam aos requisitos como:

Quem tem menos do que a idade exigida pode concluir as séries pelo EJA (Ensino de Jovens e Adultos) frequentando as aulas que são, normalmente, no período da noite. 

Como fazer as inscrições do ENCCEJA 2024

As inscrições do ENCCEJA 2024 terminam em 10 de maio. A participação é voluntária e gratuita, ou seja, diferente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não há nenhum tipo de cobrança para prestar o exame. 

Ao preencher a sua ficha será preciso escolher uma secretaria de educação, ou representante educacional, onde o diploma deverá ser assinado e retirado se houver aprovação na prova.

O exame está marcado para o dia 25 de agosto, no período da manhã e tarde com 4 horas em cada turno. São quatro provas objetivas, com base no nível de ensino (fundamental e médio). Cada prova é formada por 30 questões objetivas.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile