Urgente: MEC antecipa a divulgação dos resultados do ENEM 2022. Saiba como consultar

O resultado do ENEM 2022 estava previsto para ser divulgado no começo da próxima semana. O Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 foi aplicado em todo o país nos dias 13 e 20 de novembro, para mais de 2,3 milhões de pessoas.

Urgente: MEC antecipa a divulgação dos resultados do ENEM 2022. Saiba como consultar
Urgente: MEC antecipa a divulgação dos resultados do ENEM 2022. Saiba como consultar (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação do resultado do ENEM 2022 prevista para a próxima segunda-feira, 13. Com isso, os estudantes ganharam mais alguns dias para se organizar e participarem das seleções para cursos de graduação.

Como consultar o resultado do ENEM 2022?

Os estudantes deverão acessar a Página do Participante e fazer o login usando a conta gov. Caso o participante não lembre sua senha, é possível recuperá-la; para isso, basta acessar a página Gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.

Depois disso, basta clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

COTAS RACIAIS 2023: VEJA AS REGRAS PARA TER ACESSO AO SISTEMA NAS UNIVERSIDADES

Como são corrigidas as provas do ENEM?

O método de correção nas questões objetivas do exame não considera diretamente o número de questões acertadas. A Teoria de Resposta ao Item (TRI), segundo o INEP:  “busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens”.

As questões do exame são classificadas nesse método e, espera-se que o estudante mantenha um equilíbrio entre o número de itens de nível difícil e fácil acertados. Quando há um desequilíbrio e ele acerta mais questões difíceis a tendência é de que seu desempenho caia, pois, o sistema entende que ele “chutou” as respostas.

Por isso p TRI é chamando também de método anti-chute.

Já a redação é avaliada segundo 5 competências: Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Compreensão da proposta de redação; Seleção e organização das informações; Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Para essa prova a nota varia de 0 a 1000. O espelho da redação, que contém a correção dos textos segundo as competências deve ser divulgado junto com o desempenho dos treineiros.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile