Calendário pé-de-meia 2024: veja as datas de todos os próximos pagamentos para estudantes

Segunda parcela do Pé-de-meia 2024 já está sendo paga para 2,5 milhões de estudantes, em breve mais pessoas serão beneficiadas. Calendário prevê pagamentos até dezembro desse ano. Confira as datas e as últimas novidades anunciadas.

Calendário pé-de-meia 2024: veja as datas de todos os próximos pagamentos para estudantes (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O Ministério da Educação iniciou o pagamento da segunda parcela do Pé-de-meia 2024, agora com o incentivo frequência. Até então os estudantes estavam recebendo o depósito do incentivo-matrícula. Cerca de 2,5 milhões de estudantes recebem o benefício atualmente.

A chamada Poupança do Ensino Médio é uma das ações do MEC para reduzir o número de estudantes que abandonam a escola para trabalhar. Com valores mensais eles poderão, pelo menos, custear suas despesas pessoais e terão a oportunidade de concluir a educação básica.

O MEC também informou que a atualização da lista de beneficiários continua sendo feita a partir dos dados de matrícula dos estudantes. Para os novos beneficiários os depósitos do incentivo-matrícula serão feitos até o mês de junho desse ano.

Ampliação do Pé-de-meia

Inicialmente o benefício era destinado apenas aos inscritos no Cadastro Único que recebiam o Bolsa Família. Agora o governo decidiu ampliar o pagamento e possibilitar que mais pessoas recebam.

A expectativa é de que mais 1,7 milhão de pessoas sejam beneficiadas, totalizando 3,7 milhões de beneficiários. O anúncio foi feito pelo presidente Lula durante o lançamento do Programa Acredita.

“Quando anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o Cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico. Vão entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa ampliação foi possível graças ao investimento de mais R$ 6 bilhões do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no Fundo de Financiamento Estudantil (FIPEM).

O investimento não deve gerar novos gastos para o governo, pois, o que houve foi uma redistribuição estratégica de um montante que já estava autorizado para o FGEDUC.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os estudantes também terão acesso gratuito à internet, confira.

Calendário pé-de-meia 2024: veja as datas de todos os próximos pagamentos para estudantes (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Calendário do Pé-de-Meia

As datas abaixo contemplam os estudantes das 3 séries do ensino médio, veja:

Mês de nascimento Matrícula Parcela 1 Parcela 2 Parcela 3 Parcela 4 Parcela 5 Parcela 6 Parcela 7 Parcela 8
Janeiro ou Fevereiro 26 de março 25 de abril 27 de maio 24 de junho 26 de julho 25 de setembro 28 de outubro 25 de novembro 20 de dezembro
Março ou Abril 27 de março 26 de abril 28 de maio 25 de junho 27 de julho 26 de setembro 29 de outubro 26 de novembro 23 de dezembro
Maio ou Junho 28 de março 29 de abril 29 de maio 26 de junho 28 de julho 27 de setembro 30 de outubro 27 de novembro 24 de dezembro
Julho ou Agosto 01 de abril 30 de abril 30 de maio 27 de junho 29 de julho 30 de setembro 31 de outubro 28 de novembro 26 de dezembro
Setembro ou Outubro 02 de abril 02 de maio 03 de junho 28 de junho 30 de julho 01 de outubro 01 de novembro 29de novembro 27 de dezembro
Novembro ou Dezembro 03 de abril 03 de maio 04 de junho 01 de julho 02 de setembro 02 de outubro 04 de novembro 02 de dezembro 30 de dezembro

Como receber o Pé-de-meia?

O MEC é o órgão responsável pela seleção dos estudantes a partir das informações de matrícula enviadas pelas escolas. Com isso não é necessário fazer cadastro para receber o benefício.

O estudante deve apenas fazer a consulta pelo aplicativo Jornada do Estudante e conferir se foi contemplado ou não.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile