Auxílio-gás volta a ser pago nos próximos dias; veja como solicitar e quanto receber

Pontos-chave
  • O pagamento do vale-gás é bimestral, e volta em fevereiro;
  • O valor a ser repassado ainda não foi divulgado;
  • As inscrições acontecem no CadÚnico, mas seguem alguns critérios.

Faltam poucos dias para que o pagamento do auxílio-gás, esse será o primeiro repasse do ano de 2023. Haviam suspeitas de que o benefício acabaria nesse ano, por conta de ter sido criado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o vale-gás foi instituído por lei, prevendo pagar trinta parcelas, por isso está garantido e permanece nesse ano.

Auxílio-gás volta a ser pago nos próximos dias; veja como solicitar e quanto receber
Auxílio-gás volta a ser pago nos próximos dias; veja como solicitar e quanto receber (Imagem: FDR)

Em dezembro do último ano, foram 5,6 milhões de famílias beneficiadas pelo auxílio-gás. Foram 300 mil famílias a menos do que em outubro, quando 5,9 milhões receberam a ajuda financeira. A lei original do programa instituí a liberação de 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, medido por meio da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

No entanto, desde agosto com a liberação de uma verba extra, o governo federal conseguiu pagar 100% dessa média nacional. Em 2023, ao contrário do que se imaginava, o atual governo garantiu que essa quantia maior fosse mantida. Isso significa que durante todo o ano as famílias receberão dentro do valor integral do botijão de gás.

A ideia é que por meio do recebimento da ajuda financeira, as famílias que vivem de baixa renda possam arcar com a compra do gás de cozinha. No último ano, devido ao aumento desse produto, muitas precisaram usar lenha ou improvisar colocando suas vidas em risco. A função do auxílio-gás é impedir que isso acontença.

Quem tem direito de receber o auxílio-gás?

Embora o pagamento do benefício acontece no mesmo calendário que o Auxílio Brasil, isso não significa que um programa está ligado ao outro. As regras que mostram quem tem direito de receber o auxílio-gás são diferentes do Auxílio Brasil.

A seleção também é mais criteriosa e o orçamento mais baixo, enquanto no auxílio são mais de 21,9 milhões de famílias beneficiadas, o vale-gás não ultrapassa 5,6 milhões. Para receber o valor é preciso:

Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Valor liberado no vale-gás

Por enquanto, o Ministério do Desenvolvimento Social ainda não informou qual será o valor do auxílio-gás de fevereiro. É preciso aguardar o resultado da pesquisa da ANP que vai medir o preço do botijão de 13 kg em diferentes locais do país.

Considerando que será levado em conta 100% da média do preço do produto, o valor a ser repassado deve ser de:

O repasse do vale-gás é feito de forma bimestral, isso significa que o próximo pagamento depois de fevereiro será em abril. Por conta disso, a quantia final pode oscilar conforme a variação do preço do produto no país.

GOVERNO ABRE NOVAS VAGAS PARA O BOLSA FAMÍLIA EM FEVEREIRO: VEJA COMO SE INSCREVER (PASSO A PASSO)

Como fazer inscrição no auxílio-gás?

Assim como acontece com o Bolsa Família e Auxílio Brasil, não existe um portal exclusivo de inscrição no auxílio-gás. Isso significa o primeiro passo é estar inscrito no Cadastro Único, em seguida conforme há disposição de orçamento os sistemas farão a seleção de novas famílias.

Devido o número de inscritos, os critérios para seleção de novos beneficiados é feito da seguinte forma:

Calendário de pagamentos do auxílio-gás

O calendário de pagamentos do auxílio-gás de fevereiro segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Os depósitos da quantia acontecem na poupança social digital, no aplicativo Caixa Tem.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile