Segurados do BPC podem receber 13º salário em 2023? Veja os planos de Lula

É de conhecimento dos segurados do INSS que aposentados e pensionistas do órgão têm direito ao 13º salário. Porém, de acordo com as regras de um dos benefícios da autarquia, um grupo específico não recebe o abono anual.

Segurados do INSS enfrentam fila para receber o BPC. Entenda como antecipar sua aprovação
Segurados do BPC podem receber 13º salário em 2023? Veja os planos de Lula. (Imagem: FDR)

Além das aposentadorias e pensões, o INSS também realiza os depósitos de benefícios do Governo Federal para as contas de brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). É o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que conta com mais de 5 milhões de cadastrados.

Os beneficiários do BPC, diferente da maioria de segurados do órgão previdenciário, não recebem o direito ao abono do décimo terceiro. De acordo com as regras do auxílio, os brasileiros cadastrados têm direito a depósitos mensais no valor equivalente ao do salário mínimo vigente.

Como não houve pronunciamento do Governo Federal sobre qualquer mudança nas regras do benefício, o BPC vai pagar, em 2023, 12 cotas no valor de R$ 1.302 (salário mínimo de 2023) aos cidadãos inscritos.

BPC 2023: QUAL VALOR, QUEM TEM DIREITO, COMO SOLICITAR, PERÍCIA MÉDICA E CONSULTA ONLINE

Quem pode ser um beneficiário do BPC? Confira os requisitos

O Benefício de Prestação Continuada está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e é considerado uma política assistencial do Governo Federal. O pagamento das parcelas é realizado seguindo a ordem do calendário estabelecido para os aposentados e pensionistas do INSS.

Como o valor do benefício é equivalente a um salário mínimo, aqueles que recebem o BPC são pagos nos mesmos dias que os segurados da Previdência que têm direito ao mesmo valor. Confira a seguir as datas do último pagamento, referente ao mês de janeiro.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile