Receber o Bolsa Família pode garantir OUTROS benefícios sociais do governo

Em breve o Governo Federal conseguirá oficializar o retorno do Bolsa Família. A ânsia em começar a receber o popular benefício é tão intensa que os cidadãos brasileiros acabam se esquecendo de recorrer a outras oportunidades. 

Receber o Bolsa Família pode garantir OUTROS benefícios sociais do governo
Receber o Bolsa Família pode garantir OUTROS benefícios sociais do governo.(Imagem: FDR)

Mas afinal, quais oportunidades o Bolsa Família oferece? Antes de mais nada, é preciso entender que a entrada no programa social acontece por meio da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico)

O CadÚnico nada mais é do que um banco de dados do Governo Federal que reúne informações sobre a população brasileira de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A partir daí, é possível ter acesso ao Bolsa Família, Vale-Gás, Tarifa Social e vários outros benefícios. 

Lembrando que o Bolsa Família ainda está em fase de regulamentação através de uma Medida Provisória (MP) editada pelo Governo Federal e em trâmite no Congresso Nacional. O prazo para os parlamentares apreciarem o tema termina no início do mês de abril.

Se o parecer for positivo, a MP será convertida em lei, oficializando o retorno do Bolsa Família. A menos que o governo Lula se antecipe, somente então, virão a público as normas, critérios e demais diretrizes da nova versão do benefício. 

Pelo o que se sabe até o momento, o Bolsa Família não é um impedimento para o cidadão em situação de vulnerabilidade ter acesso aos demais recursos oferecidos a partir do CadÚnico

Quais benefícios posso receber além do Bolsa Família?

O cidadão incluído no CadÚnico terá direito de se inscrever nos seguintes programas e benefícios sociais e assistenciais:

  1. Auxílio Brasil;
  2. Casa Verde e Amarela;
  3. Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  4. Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
  5. Carta Social;
  6. Carteira do Idoso;
  7. Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  8. Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  9. Passe Livre para pessoas com deficiência;
  10. PETI – ​Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
  11. Programa Brasil Carinhoso;
  12. Programa de Cisternas;
  13. Pro Jovem Adolescente;
  14. Tarifa Social de Energia Elétrica;
  15. Telefone Popular;

Como fazer parte do CadÚnico?

A família que deseja se inscrever no CadÚnico deve apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 651,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3906,00

Se o grupo familiar se enquadrar nas condições solicitadas, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, situado no município em que reside. Vale ressaltar que é bastante comum ter mais de uma unidade espalhada pela cidade, com o objetivo de atender melhor cada região. 

Veja como se inscrever no Cadastro Único

Para se inscrever no CadÚnico é preciso:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Documentos necessários para o CadÚnico

Além do mais, é essencial apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família: 

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Conta de serviços referente aos últimos três meses.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.