CADÚNICO: veja quais documentos você deve apresentar para renovar seu benefício

Terminaria no dia 14 de outubro o prazo para aqueles que estão com dados desatualizados no CadÚnico (Cadastro Único) regularizarem seu registro. No entanto, devido ao aumento da fila nos pontos de atendimento, aglomerações e início de confusão, o Ministério da Cidadania prorrogou esse prazo por mais 30 dias. Isso significa que até novembro os interessados devem levar seus documentos nos postos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

CADÚNICO: veja quais documentos você deve apresentar para renovar seu benefício
CADÚNICO: veja quais documentos você deve apresentar para renovar seu benefício (Imagem: FDR)

A revisão de dados do CadÚnico e atualização dos registros da família são necessários para evitar a suspensão do pagamento de benefícios sociais. Entre eles, o Auxílio Brasil, mas valendo também para outros como o vale-gás, Tarifa Social ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Por isso os representantes da família têm demonstrado tanta preocupar em cumprir com o prazo.

Fila extensas têm se formado em frente ao ponto de atendimento do CRAS, há pessoas dormindo nas calçadas em busca de cumprir com esse prazo. Entendendo a crise que estava se instalando, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar o prazo para que as pessoas pudessem ser atendidas de forma confortável.

Quem precisa atualizar os dados no CadÚnico

O governo federal determinou que dois públicos apenas estão sendo convocados para atualização de dados no CadÚnico, são eles:

  • Quem não fez a atualização desde 2016 a 2017.

A regra do Cadastro Único é que a cada dois anos o processo de renovação dos dados seja feito no CRAS, ou quando houver alguma mudança na família. Por exemplo: troca de endereço, troca de escola das crianças, início do trabalho com carteira assinada de algum membro, nascimento ou morte.

Caso haja alguma mudança na composição da família ou nos dados cadastrais é importante que o representante e titular do benefício compareça ao CRAS para atualização. Para saber se foi convocado para esse procedimento, basta acessar o site do CadÚnico ou App Meu CadÚnico na opção “Consulta”.

Documentos para atualização do CadÚnico

O processo de atualização do CadÚnico acontece exclusivamente de forma presencial. Online é possível fazer o pré-cadastro trocando alguns dados ou adicionando membros na família, mas o processo de entrevista com apresentação de documentos é imprescindível e acontece presencialmente.

Quando chegar ao CRAS, o representante da família deve apresentar:

Para o responsável pela família – RF:

  • CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família:

Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]