Conta de luz dos moradores de SP pode ser quitada com até 65% de DESCONTO

A prefeitura de São Paulo em parceira com a companhia de energia elétrica Enel-SP, e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), buscam pelo menos 200 mil famílias que têm direito de receber descontos na conta de luz. Desde que preencham aos requisitos exigidos pelo governo federal, esse público ganha o direito de pagar 65% a menos na conta de energia elétrica.

Conta de luz dos moradores de SP pode ser quitada com até 65% de DESCONTO
Conta de luz dos moradores de SP pode ser quitada com até 65% de DESCONTO (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com informações compartilhadas pela prefeitura municipal de São Paulo, 831.520 famílias inscritas no Cadastro Único atendem ao critério de renda para receber o desconto na conta de luz. No entanto, só 75,6% desse total (628.687), são atendidas pelo programa tarifa social que garante a redução na cobrança.

O tarifa social é uma criação do governo federal, logo atende todo o país e não apenas a cidade de São Paulo. Por meio dele, as famílias de baixa renda conseguem redução na fatura de energia elétrica, diminuindo os impactos em seu orçamento. Para isso é preciso estar inscrito no CadÚnico, a fim de ser reconhecido pelo poder público.

Desde o último ano, as famílias que correspondem aos critérios não precisam mais se inscrever na companhia de energia elétrica para conseguir descontos na conta de luz. O processo passou a ser feito de forma automática, mas em algumas situações pequenos erros ou falta de informações impede essa concessão. É justamente nesse ponto que a prefeitura de SP trabalha.

Quem consegue o desconto na conta de luz?

Em São Paulo, e em qualquer outra região do país, para conseguir o desconto na conta de luz por meio do tarifa social é preciso preencher a alguns requisitos. Entre eles:

Caso cumpra com os requisitos, mas ainda não tenha desconto na sua conta de luz, a recomendação é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualização de dados.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile