O Vale-Gás começa a ser pago na próxima semana? Entenda o calendário

Começa na próxima semana, o calendário de pagamentos do Bolsa Família. A transição entre programas gera questionamentos sobre os depósitos referentes ao Vale-Gás. Afinal, a manutenção do programa foi confirmada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva

O Vale-Gás começa a ser pago na próxima semana? Entenda o calendário
O Vale-Gás começa a ser pago na próxima semana? Entenda o calendário. (Imagem: FDR)

O Vale-Gás foi lançado em dezembro de 2021, concedendo, a princípio, um amparo financeiro equivalente a 50% da média nacional de preço do botijão de gás de 13 kg. Com a promulgação da PEC dos Benefícios em julho de 2022, o percentual foi elevado para 100%.

Desta forma, os beneficiários passaram a receber um auxílio gás nacional no valor médio de R$ 110 a cada dois meses. Contudo, a PEC dos Benefícios foi instituída como uma medida temporária, com um prazo de validade pré-determinado de cinco meses, vigorando entre agosto e dezembro de 2022

A preocupação quanto à continuidade do Vale-Gás em 2023 estava relacionada ao fato de que o benefício está vinculado ao Auxílio Brasil. A transferência de renda, por sua vez, será substituída pelo Bolsa Família, levando a crer que todas as iniciativas sociais ligadas a ela, serão automaticamente extintas. 

No entanto, por meio de uma Medida Provisória (MP) editada pelo governo Lula, logo nos primeiros dias de mandato, o Vale-Gás foi confirmado para 2023. O petista também decidiu manter a média recém aplicada de 100% da média nacional de preços do gás de cozinha

Quem poderá receber o Vale-Gás em 2023?

É importante esclarecer que o Vale-Gás é um programa que paga, atualmente, 100% da média nacional de preço do botijão de gás de 13 kg. Os pagamentos possuem periodicidade bimestral aos cidadãos que cumprirem estas regras:

  1. Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico);
  2. Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
  3. Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
  4. Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
  5. Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado. Sendo assim,  foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:

  1. Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
  2. Com menor renda;
  3. Que tenham maior quantidade de integrantes;
  4. Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
  5. Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).

Pagamento do Vale-Gás

Mesmo com a boa notícia sobre a manutenção do programa e elevação do benefício, o recomendado é não criar expectativas em torno do pagamento do Vale-Gás para este mês de janeiro. 

Isso porque, o calendário do Vale-Gás, embora seja vinculado ao Auxílio Brasil/Bolsa Família, vigora, exclusivamente, a cada dois meses. Portanto, como o benefício foi pago pela última vez em dezembro de 2022, ele volta a ser viabilizado somente no mês de fevereiro. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.