Cancelamento DESSE benefício trabalhista PREJUDICA a população e o novo governo

Uma recente sugestão do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, feita na primeira semana de janeiro, gerou burburinhos negativos para o governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque, envolveu um benefício trabalhista que desde 2019 tem sido usado pelos cidadãos brasileiros. A repercussão foi tanta, que apenas nas redes sociais foram pelo menos 536.000 interações negativas ao governo Lula.

Cancelamento DESSE benefício trabalhista PREJUDICA a população e o novo governo
Cancelamento DESSE benefício trabalhista PREJUDICA a população e o novo governo (Imagem: FDR)

No último dia 4 de janeiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou que vai sugerir ao presidente Lula que chegue ao fim o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Esse é um benefício trabalhista que foi criado no governo de Jair Bolsonaro (PL), na época com o intuito de movimentar a economia do país.

Isso porque, por meio dele é possível que o trabalhador receba de 5% a 50% do que tem no fundo de garantia. Antes do saque-aniversário o trabalhador somente poderia ter acesso ao seu saldo do FGTS em situações específicas, como na demissão sem justa causa.

Com essa modalidade uma vez por ano é possível receber parte do fundo, mas abrindo mão do saque rescisão que libera tudo o que foi acumulado na conta caso o cidadão seja demitido.

Para Marinho, permitir que o cidadão tenha saque parte do valor FGTS é uma forma de ferir seu benefício trabalhista. Ele defende que a real função de proteção social que a poupança do fundo permite, já que seria liberada na demissão, não é cumprida com a liberação do saque-aniversário.

Governo Lula faz excluir benefício trabalhista do FGTS?

Desde que o ministro Luiz Marinho falou sobre o fim do saque-aniversário do FGTS, deixou em evidência que essa seria uma sugestão e não uma medida que começará a valer em pouco tempo. Por isso, é importante dizer que não é necessário que os trabalhadores entrem em estado de desespero.

Aqueles que hoje recebem a modalidade do saque-aniversário do FGTS e são favoráveis ao benefício trabalhista, ainda terão a chance de recebê-lo. Qualquer mudança poderá realmente acontecer depois que essa sugestão chegar o Conselho Curador do Fundo de Garantia, além de passar por sindicatos trabalhistas.

Por fim, caberá ao presidente Lula decidir se esta é realmente uma boa decisão. Até lá, uma série de discussões sobre o assunto deverão ser feitas. Inclusive, considerando como ficará a imagem do governo Lula ao excluir um benefício trabalhista que agrada uma série de servidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com