Beneficiários do INSS se empolgam com os reajustes no valor dos salários de janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que gerencia os depósitos de aposentados, pensionistas e beneficiários do Governo Federal, confirmou reajuste dos valores para 2023. Entenda como foi feito o cálculo e a partir de quando será aplicado.

INSS anuncia novas medidas em relação aos custos do home office. Veja o que muda para o trabalhador remoto
Beneficiários do INSS se empolgam com os reajustes no valor dos salários de janeiro. (Imagem: FDR)

O cálculo dos benefícios do órgão previdenciário é atualizado todo ano porque usa como base o valor do salário mínimo, que também tem reajuste anual. Quando foi confirmado o aumento do piso, em dezembro de 2022, os segurados do INSS já puderam comemorar a medida.

Mesmo antes de ser empossado presidente, Lula e a equipe de transição de governo apresentaram ao Congresso Nacional a PEC de Transição, que propôs no seu texto a medida do reajuste do piso nacional acima da taxa da inflação.

O presidente já havia se comprometido em seu plano de governo, e também durante a campanha eleitoral, a trazer de volta o aumento real do salário mínimo. O piso aprovado para 2023 corresponde a R$ 1.320.

Sendo assim, todas as modalidades de aposentadoria do INSS, pensões e benefícios terão um novo teto e novo piso neste ano. O novo valor passa a ser válido a partir da parcela referente a janeiro, que começa a ser paga no dia 25 do mês.

Meu INSS 2023: CADASTRO, CONSULTA ONLINE, EXTRATO E AGENDAMENTO DIGITAL DOS SERVIÇOS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Passo a passo para consultar o extrato previdenciário no aplicativo Meu INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile