ESTES três grupos podem resgatar o FGTS aniversário em janeiro

A modalidade que permite uma liberação anual da conta do FGTS é o saque-aniversário. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito dos funcionários contratados sob regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de outros trabalhadores formais.

Mais de 13 milhões de trabalhadores 'esqueceram' o FGTS extraordinário. Saiba o que acontece com o dinheiro
ESTES três grupos podem resgatar o FGTS aniversário em janeiro. (Imagem: FDR)

Como essa não é a modalidade padrão do FGTS, o trabalhador que desejar aderir o saque-aniversário precisa solicitar a troca. Quando passa a ser um beneficiário do Fundo, o acesso ao valor da conta só é permitido através do saque-rescisão, que é liberado em caso de demissão sem justa causa.

No saque-rescisão, o trabalhador tem direito à retirada da quantia integral da sua conta do FGTS. Já no saque-aniversário, como a liberação é anual, o valor disponível é outro. O limite máximo do saque nessa modalidade é determinado por uma alíquota, que varia de 5% a 50%, sobre a soma de todos os saldos das contas que o trabalhador possa ter no Fundo.

Sendo assim, os trabalhadores que forem pedir a troca de modalidade devem ficar atentos a essas diferenças para escolher a que for mais vantajosa para o seu caso. Outra particularidade do saque-aniversário do FGTS é que o beneficiário tem um prazo para fazer a retirada anual.

Em janeiro de 2023, três grupos estão liberados para fazer o saque-aniversário. São eles:

FGTS 2023: QUEM TEM DIREITO, CALENDÁRIO DE SAQUE, DOCUMENTOS E COMO CALCULAR RESCISÃO

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2023

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile