FGTS 2023: Veja o calendário completo do saque-aniversário

Já foram divulgadas as datas de pagamento do saque-aniversário para os trabalhadores que têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade é recente, foi instituída em 2019, mas conta com milhões de adeptos.

Saque-extraordinário do FGTS pode ser liberado em 2023? Veja até quando retirar R$ 1 mil
FGTS 2023: Veja o calendário completo do saque-aniversário. (Imagem: FDR)

O modelo padrão do FGTS é o saque-rescisão, quando o dinheiro do fundo é liberado em caso de demissão do funcionário contratado sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse caso, é permitido o saque do valor integral que foi acumulado ao longo do tempo de contribuição do trabalhador.

Já o saque-aniversário, permite que o funcionário faça uma retirada anual, sempre no mês do seu aniversário. Porém, o saque periódico não pode ser do valor integral da conta, ele será determinado por uma alíquota que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS desse trabalhador.

Em caso de demissão, o funcionário que optou pelo saque-aniversário não poderá sacar o valor integral da conta, como acontece no saque-rescisão. Apenas a quantia referente à multa rescisória é liberada.

FGTS 2023: QUEM TEM DIREITO, CALENDÁRIO DE SAQUE, DOCUMENTOS E COMO CALCULAR RESCISÃO

Como receber o saque-aniversário do FGTS em 2023

Como a modalidade padrão do FGTS é o saque-rescisão, aqueles que preferirem ter acesso à quantia do Fundo periodicamente todos os anos devem solicitar o saque-aniversário. A troca pode ser feita através do aplicativo do FGTS somente até o dia 31 de dezembro de 2022.

É importante lembrar que, depois da solicitação do saque-aniversário, mesmo que o trabalhador mude de emprego, essa continua sendo a forma de acesso ao seu FGTS. Para voltar a receber o saque-rescisão, o funcionário deve fazer um novo pedido de troca da modalidade.

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2023

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile